Banner2012

Banner2012

Friday, April 20, 2007

Segurança, seriedade e educação!




Sou leitora assídua de muitas publicações sobre motociclismo, nacionais ou importadas e satisfaço muitas de minhas dúvidas lendo tudo que surge a respeito. Confesso que não sou muito chegada na parte que diz respeito a mecânica das motocas, mas ainda assim as leio, pois ajuda a compreender e antecipar inúmeras reações que nossas motocas poderão ter frente a situações inusitadas.

Uma das coisas que mais gosto de ler é sobre segurança, seja ela em equipamentos, pilotagem ou manutenção. Destaco uma série sobre técnicas de pilotagem atualmente disponível na Revista Motociclismo onde está sendo abordada de forma clara e precisa, embora saibamos que além da teoria, a prática é fundamental quando bem assistida! e a sempre oportuna coluna do Kléber Tinoco da Revista Moto, onde ele aborda muito sobre a importantíssima educação no trânsito: Pilotar não é só ligar a motinho, é preciso consciência, é preciso saber o que é certo e errado e é preciso RESPEITAR para ser respeitado. Aconselho a leitura!

Estou abordando estes temas pois, após 90 dias de molho, voltei a pilotar! Tive a sorte de um ônibus cruzar a preferencial por onde eu trafegava e não ter sofrido nada muito grave. A imprudência e a total irresponsabilidade do motorista deste ônibus poderiam ter acabado com minha paixão, me impossibilitando de pilotar novamente. Ah! O nome da empresa de ônibus é Santo Antônio, talvez eu deva a sorte ao santo! Ou ao santo Arai mesmo!

Eu diria que a polêmica resolução dos capacetes, já destacada em várias publicações, está certa apenas em um detalhe: capacete fechado e resistente.
Todo piloto sabe que o uso do coquinho, que não passa de um boné disfarçado de capacete e o capacete aberto, com ou sem viseira, são tão frágeis que expõe o nosso ainda mais frágil rosto (nariz, maxilar, dentes...) sem assegurar proteção alguma.

Essa coisa de selo do INMETRO, multas e etc é uma afronta. Piloto consciente sabe o que deve usar. Eu pergunto: o que os pilotos que sempre investiram em bons (seguros e caros)capacetes farão para se adequar? Será que um selo holográfico protege mais que um capacete construído com tecnologia de ponta e certificado em vários outros países?
Minha cabeça, meu rosto foram salvos por um destes capacetes sem selo holográfico, mas com alta tecnologia e total confiabilidade.
Aliás, outro aspecto relevante: um dos laboratórios de testes mais real que existe é o MOTO GP. Alguém viu selo holográfico do INMETRO por lá? Será que a cabeça daqueles pilotos corre risco por isso???

Não andar equipado hoje em dia é falta de seriedade consigo próprio. Dizer que não existe uma loja próxima com tudo que seria necessário também não é mais desculpa. As melhores lojas mantém sites de vendas online, seguros, com excelentes opções e condições de pagamento (item indispensável dado o alto valor de alguns destes produtos). Destaco a RS1 (www.rs1.com.br) pela seriedade e constante upgrade de suas opções. É só abrir qualquer revista especializada no assunto para se encontrar inúmeros outros sites.
Mas atenção: desconfiem de milagres, não existem produtos de marcas conceituadas a preço de banana e não adianta, depois de comprar a oferta milagrosa, checar a caixa de correio diariamente. O barato costuma sair caro!

Um grande abraço e até a próxima!
Julie M.

No comments: