Banner2012

Banner2012

Wednesday, September 19, 2007

SEGURANÇA....assunto interminável!



Como sabem, recebo e-mails de todo o Brasil questionando, acrescentando, sugerindo alguma coisa. São desde informações sobre produtos até sugestões de tópicos para abordagem.
Esta semana recebi e-mail de um motociclista consciente e muito preocupado com a sua segurança e dos demais, sejam eles motociclistas ou não.
Compartilho da preocupação deste cidadão, pois eu mesma passei por um susto semelhante, então, achei a sugestão dele extremamente oportuna e significativa.
Ele pede para eu chamar a atenção dos “kamikazes”!!!!!!!!!
É.... dos “kamikazes”....

Pra quem não sabe o significado real, aqui vai:

[Do jap. kami, 'deus', + kaze, 'vento'.]
S. m.
1. Piloto japonês, membro de um corpo de voluntários que, no fim da II Guerra Mundial, era treinado para desfechar um ataque suicida contra objetivos inimigos, especialmente navios.
2. O avião, carregado de explosivos, pilotado por esses aviadores.
3. P. anal. Indivíduo que procede de modo temporário, tal qual um camicase (1).
4. P. ext. Indivíduo suicida.

Pois bem: existem indivíduos que se intitulam pilotos de motocicletas que não passam de pessoas irresponsáveis, sem amor a sua vida e a do próximo. Aliás, este próximo poderia ser eu, você, sua família! Estes são os kamikazes, que esquecem que existem pistas específicas para estas peripécias, pistas projetadas inclusive para preservar a vida deles, sem a necessidade de arriscar o pescoço de mais gente.

Temos aqui na nossa região inúmeras serras, com paisagens lindas, refúgios que possibilitam a parada para apreciar a paisagem e etc. Mas são serras de curvas extremamente fechadas, de visibilidade comprometida, e de ultrapassagens PROIBIDAS, e lamentavelmente nunca respeitadas. Assim como as longas estradas, largas e convidativas!

A indignação desse leitor, motociclista como nós, é que estes indivíduos arriscam tudo ao fazerem as perigosas ultrapassagens pela direita em velocidades dignas de boas pistas; eles esquecem que são frações de segundos entre vê-los no retrovisor ou não, entre um asfalto perfeito e um cheio de imperfeições, entre a vida e a morte...

Essas criaturas “kamikazes” esquecem que sua liberdade acaba quando começa a nossa. Que o seu prazer é tão necessário quanto o nosso. Adoro minha motinho e o prazer que ela me proporciona. Imaginem se numa ocasião destas, de passeio descomprometido com horário, com destino, resolvo desviar de uma imperfeição do asfalto e um “piloto” destes, na fração de um segundo entre a minha observação do retrovisor e o piso, resolve achar que “pode” ser mais rápido que o tempo ou que minha escolha de continuar o passeio ilesa...

Fica o recado...

Obrigada ao Cláudio pela dica.
O assunto é amplo, conhecido de todos, e respeitado por muitos, infelizmente esquecido por alguns....os kamikazes!