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Wednesday, June 11, 2008

ELETRIC BIKES & URGÊNCIA NA EDUCAÇÃO NO E PARA O TRÂNSITO...



Voltou a cobrança do selo holográfico do INMETRO e os adesivos refletivos. Por mais que tenhamos exaurido o tema, eis ele de volta! Estava atenta ao andamento do retorno da cobrança, e na segunda-feira, dia 2 de junho já reiniciaram as blitzes em minha cidade.
Numa delas, um repórter da rádio local foi entrevistar o oficial responsável pela fiscalização, perguntando sobre as regras, a lei, e qual a orientação que estava sendo cumprida naquele momento. Vocês não acreditariam, eu precisava poder colocar a gravação da entrevista nesta minha coluna!

O oficial no comando da operação não sabia nem dizer para que havia vindo ao mundo, que dirá para que estava lá parando motociclistas...Não soube falar, convictamente, a lei de referência. Quando indagado sobre a proibição das viseiras fumês, chegou dizer que as viseiras prateadas e douradas eram também proibidas. Mas não soube dizer que isso ocorreria à noite, ou em qual situação. Não soube falar sobre os refletivos, sobre as exigências em geral. Foi redundante, gaguejante, e por fim nada disse...
No dia seguinte, o depósito de veículos irregulares apreendidos estava com uma fileira de motos gerando transtornos e gastos a todos os motociclistas que estavam sem os adesivos refletivos e/ou selo do INMETRO.





Como educar para o trânsito desta forma?
Queremos segurança sim, no trânsito, mas efetiva e com EDUCAÇÃO!



Se é segurança da população que “estamos” pensando, então a primeira medida deveria ocorrer nos transportes coletivos, que levam nossa valorosa mão de obra e não vemos nenhuma medida, como cintos de segurança, materiais impacto absorventes, proibição com multas para as companhias que trafegassem com passageiros em pé, ou pendurados, como presenciamos diariamente nas grandes cidades do nosso país.



Isto sim seria uma medida onde qualquer um perceberia o REAL interesse por segurança, não ficarmos pagando impostos (leia-se DPVAT abusivo e IPVA) para que nossos policiais fiquem constrangendo os motociclistas procurando por selos e adesivos em capacetes... voltamos a história do Elefante passa enquanto procuramos a formiguinha...
Pensem!!!! Sabe porque não temos estas medidas, não é porque sou mais inteligente, é porque estou pensando na população e não em arrecadação!!!!!!!!!
Multar a prefeitura com ônibus irregulares, sem cintos jamais, pois fazem parte da estrutura, agora multar que utiliza um capacete sem adesivos é mais negócio... Pensem...Vejam o gráfico, é importante que se perceba o quanto urge educar e não apenas multar!

Taxas padronizadas de óbitos por acidentes envolvendo motocicletas (1995/2005)
Fonte: Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde

O segmento de duas rodas continua acelerado (algo positivo, economicamente falando), mas dessa forma terá de ser acompanhado pelas autoridades de trânsito das cidades e nossos legisladores.
Quando se comparam as vendas de janeiro deste ano com o mesmo mês do ano passado, o crescimento é de 17,8%. E no confronto deste primeiro bimestre com igual período do ano anterior, é ainda maior, 34,3%. Os dados são da Abraciclo, associação que reúne parte dos fabricantes do setor. O confronto de fevereiro contra janeiro deste ano até mostra redução de 10,6% nas vendas, mas não assusta Paulo Takeuchi, presidente da Abraciclo: “A queda nas vendas de fevereiro é conseqüência da ligeira desaceleração da produção, não irá comprometer a perspectiva de crescimento para este ano.”

É sabido que as motocicletas estão entrando no trânsito com extrema força, tanto pelo baixo custo de aquisição e manutenção, como pelas pessoas igualmente conscientes a respeito do cuidado com o meio-ambiente, emissão de gases poluentes, etc. A entrada no Brasil das e-bikes(electric bikes) chinesas é prova desse fenômeno.

Ganhei recentemente catálogos de scooters e bicicletas elétricas trazidos da 103ª edição, da Canton Fair, realizada na cidade de Guangzhou capital da Província de Guangdong, no sul da China em 15 a 20 de abril (primeira fase) e de 25 a 30 de abril (segunda fase). Modelitos quentinhos, recém saídos do forno! São inúmeros modelos, tipos, cilindradas, especificações e etc. Olhando atentamente e lendo alguma coisa a respeito fiquei me perguntando porque ainda não havia muito investimento nesse segmento por aqui (leia-se Brasil); e para minha surpresa, alguns dias atrás vi um empresário gaúcho apostando suas fichas nestas e-bikes.

Fiquei feliz por duas grandes razões: uma pessoa perspicaz (é gaúcho!) e com consciência ambiental, ecológica. Espero que ele tenha muito sucesso e esteja escrevendo parte da história que veremos daqui pra frente.
É sabido que com este “advento” teremos um aumento em progressão geométrica dos veículos de duas rodas nas ruas, então urge a retomada do assunto “educação no e para o trânsito”, é imprescindível que as pessoas (pedestres, motociclistas, motoristas) se conscientizem que TERÃO que encontrar harmonia e dividir espaço nas ruas e estacionamentos com esses MARAVILHOSOS VEÍCULOS DE DUAS RODAS...