Banner2012

Banner2012

Thursday, March 26, 2009

Amizades e motociclismo

Período de recessão... crise financeira...
Planeta em apuros...
Queda do dólar... bolsa de valores e etc.

Enfim, ouvimos diariamente na mídia muita coisa sobre isso tudo e ainda mais, sobre violência no trânsito e nas ruas, fome e miséria, analfabetismo, dois Paraguais no mapa, um país que vai desaparecer engolido pelas águas, muitos golfinhos encalhados morrendo... Criança grávida, pais monstros, dogmas... Tanta desgraça, tanta coisa triste.

Fico pensando o quão afortunados somos nós, motociclistas, pois temos esse imenso prazer e felicidade de fazermos parte de um mundo privilegiado.
E tão privilegiado que podemos nos unir e fazer de nossos grupos (que muitos invejosos acham que somos apenas de bandalheira) verdadeiras fontes de atividades sociais e muita caridade e além de termos imensas alegrias, proporcionamos também!

Conheci, nesse tempo todo que escrevo pra vocês, muitas pessoas bacanas, imbuídas de espírito empreendedor, social, humanitário, e em especial, um grupo que se chama OLDBOYS, lá de Belo Horizonte!


Na realidade, foi o Marcelão que me achou zapeando pelas páginas da Internet, e escreveu como muitos de vocês já o fizeram, e manteve contato nesses anos, colocando-me como integrante do grupo Oldboys. Aliás somos apenas duas mulheres no grupo, a Max e eu: nos chamam de Oldboyas!!!
Sou uma integrante virtual (cabe lembrar que não os conheço pessoalmente, ainda) que acompanha os feitos deste grupo bem diversificado de profissionais liberais, servidores públicos, empresários e etc; e de motos variadas que vão de MV Augusta à nenhuma moto...




O objetivo, a filosofia do grupo é a união e prazer deles e dos que os cercam. Envolvem suas famílias inteiras nos eventos e nos passeios. Ao final de cada ano reúnem-se para atividades em asilos e orfanatos, conseguem donativos de empresas e de seus próprios bolsos e fazem a alegria da criançada e dos velhinhos com brinquedos, fraldas geriátricas, alimentos entre muitas outras coisas. Nas datas comemorativas do ano, onde as famílias se reúnem para comemorar, eles dão um jeitinho pra comemorar em alguma “grande família de desconhecidos” dividindo alegria e felicidade com todos. Na enchente de Santa Catarina acompanhei a mobilização do grupo em comprar bombonas de água para enviar aos necessitados, sem comentar que em seguida a calamidade assolou o próprio Estado deles.
Espero que este grupo, com esta filosofia e espírito seja apenas um, apenas aquele que eu conheço, e que existam muitos outros espalhados por este país... Fica aqui o registro da minha admiração e o pedido que essa semente seja divulgada e copiada em muitos outros lugares e que nunca morra.


E como resolvi falar sobre esse espírito de amizade e companheirismo, queria também comentar que estes rapazes eu não conheci ainda, mas tive oportunidade de conhecer muitos de vocês que às vezes me escrevem. Na metade do ano passado fui entrevistada por outro portal bacana e desta entrevista nasceu uma amizade maravilhosa, a Keila, uma brava motociclista de São Paulo. Já nos visitamos, conheci São Paulo com ela, as famosas curvas da Serrinha de Morungaba, Juquehy (Praia Preta) e muitos outros lugares e já pude apresentar uma partícula da serra gaúcha pra ela também, na sua recente vinda ao sul.






Em outra época, bem anterior, conheci uma turma muito bacana de Cachoeiro do Itapemirim (ES) que estiveram aqui na minha cidade, os quais me convidaram e organizaram minha ida (e da minha moto pra lá) que infelizmente não ocorreu (me acidentei às vésperas da viagem).



Outra turma muito bacana, que não posso deixar de falar, está em Curitiba. Estes, conheci há alguns anos e por sua vez me proporcionaram outro tanto de excelentes amizades! E muitas alegrias.


Por isso meu desejo de escrever sobre isso: amizade, a felicidade que temos em fazermos parte de um grupo tão seleto, tão peculiar como os motociclistas. Sempre que cruzamos, não importa a cilindrada ou estilo, via de regra existe um aceno, um piscar de luz, um amparo em alguma emergência, uma porta aberta e um sorriso no rosto.

É uma pena que essa sementinha não possa ser vivida pela maioria das pessoas que utilizam motocicletas, pois a grande maioria são pessoas que se valem do meio de transporte econômico para ir e vir e precisam se preocupar com o almoço ou o jantar do dia e, muitos ainda fazem deste mundo de duas rodas uma selvageria, colocando-se em risco e ao próximo também.

É uma pena, pois vemos crescer alarmantemente o número de motos nas ruas e na mesma proporção o despreparo destes novos condutores.

É imperativo o uso de equipamento de segurança, e respeito às regras mais básicas de trânsito, as de sobrevivência, educação e respeito mútuo.



Um grande beijo a todos,
Julie M.

As fotos são:
-as visitas dos Oldboys, a visita da Keila à serra Gaúcha e a minha a São Paulo. O almoço com a turma de Curitiba, e o grupo de Cachoeiro do Itapemirim.
• Visita aos Asilos Abrigo Irmã Tereza de Jesus e Vila Vicentina em Sabará - 20/09/2008
• Entrega dos Presentes do Dia das Crianças na Creche Núcleo Assistencial Terezinha Delamare – 10/10/2008, os Oldboys estiveram na Creche entregando os brinquedos, roupas, material de Higiene, doces e caramelos arrecadados em doações pelos seus integrantes. O pessoal da Mineral do Brasil, da Embaré e da Cemig, entre outros, apoiaram esta campanha com doações, com os animadores e etc.