Banner2012

Banner2012

Monday, June 14, 2010

Motos & Mulheres e...

Mulheres & motos....



Este ano não escrevi sobre o dia da mulher como sempre fazia em 8 de Março. É um assunto bem interessante, tanto sob ótica feminina quanto masculina. Tenho como guia nestas minhas andanças de motinho uma premissa embasada em comportamento, a velha lei da ação e reação, respeitar para ser respeitado. Tenho horror às associações esdrúxulas entre Máquinas x Mulheres e vice-versa.



Então, desde que comecei meus primeiros quilômetros com moto, sozinha, sempre quis ser reconhecida como motociclista, por PILOTAR motos. Fiz inúmeras besteiras (barbeiragens!!!), coisas de principiante, que hoje em dia já são vagas lembranças. Fui aprender com quem sabe e dá conta do recado. Com gente de pista, e se pudesse estaria fazendo a cada ano um upgrade, pois sempre descubro mais alguma coisinha do jeito mais difícil, na prática; enquanto que numa pista fechada e com um instrutor seria mais fácil e muito mais seguro.
Por isso, meu recado para quem começa, tanto homens como mulheres, é:

RESPEITE SE QUISER SER RESPEITADO...
DEVAGAR SE VAI LONGE E SEMPRE...
A CADA QUILOMETRO SE APRENDE MAIS...
EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA NÃO É PERFUMARIA...
A PREFERENCIAL NUNCA É DO MOTOCICLISTA...
NÃO ACHE NUNCA QUE VOCÊ JÁ SABE O SUFICIENTE...


Para mim a superbike está associada à força, desempenho, fascínio, aprendizado, coragem, determinação, respeito, humildade... e tantas outras coisas. Menos uma: sensualidade (sendo sutil e deixando aberto às interpretações!)
Não serei hipócrita a ponto de ser taxativa quanto ao apelo sexy das motinhos, pois elas denotam por si só seu próprio erotismo. Mas a vulgarização em tudo é deplorável.

Quem realmente pilota entenderá o que estou falando, tem uma frase por aí que diz mais ou menos assim: “Quem pilota entende, pra quem não pilota nem adianta explicar”



Já escrevi, há algum tempo, sobre a sensação quase orgástica de estar acelerando estes bólidos, mas o adjetivo foi usado para exacerbar o sentimento de estar pilotando. De estar dominando uma obra de arte de engenharia e tecnologia, onde qualquer desatenção significa proximidade com o chão e na melhor hipótese só dói muito!!!! Qualquer outra associação foi mera conseqüência da percepção míope de quem lia.

Por favor, não generalizem nunca, não rotulem nunca. Toda regra tem exceção e estas linhas expressam tão somente a minha opinião.

Esses dias um colega disse-me que estava com sua namorada (cada qual na sua bike) num encontro aqui do Sul e a namorada foi abordada de maneira acintosa debaixo do nariz dele. Aí ele perguntou-me se o desrespeito é sempre assim, pois eles adquiriram recentemente as bikes e estão começando a andar por aí. Fiquei sem jeito, porém disse-lhe que infelizmente ainda muitos são assim e que é preciso escolher bem aonde irá e com quem ficará.



Lamentavelmente são poucos os encontros onde se pode desfrutar de um excelente passeio e de estadia não tão perigosa. Muitos eventos ainda são para beber muito, zoar muito e respeitar pouco. Não faço apologia ao “Zoeira tô fora”, pois sinto falta dos velhos encontros onde se passeava de motinho, via-se shows de zerinhos, área própria para qualquer um gastar seus pneus com segurança, e muitas outras atrações. Mas tenho horror a desrespeito. Fui ao nosso XI Motoserra, no final de semana que passou, mas nem de longe lembra nossos velhos encontros. Uma pena.

Super beijo e até a próxima, Julie M.

XI MOTO SERRA & MOTO ADVENTURES...



Com relação ao evento aqui da Serra... participantes de muitos lugares, muitos moto grupos se fizeram presentes, uma centena deles e de vários Estados.
O tempo, para variar, frio e chuvoso, vindo a secar brilhar um pouco do sol ao final. Mas é sempre assim, nesta época do ano não há muito o que esperar.






Para os motociclistas de final de semana, é muito ruim, pois estes somente tiram suas motinhos debaixo do cobertor se o dia permite, com muito sol, e sequíssimo. Caso contrário, lá elas ficarão, aguardando a próxima previsão do tempo favorável!!




Para os motociclistas de verdade, frio, chuva... sol, tanto faz, o importante é a estrada e o final dela, os encontros com amigos, conhecidos e desconhecidos, mas unânimes no meio duas rodas!



Falava com um amigo, do Rio de Janeiro, que estava em Campos do Jordão e seguindo à Minas Gerais na semana que antecedia o encontro daqui da serra; ele perguntou-me dos atrativos do encontro e do que mais ele encontraria a sua disposição caso viesse para cá; aí comecei elencar as coisas daqui, tais como passeios entre os caminhos das vinícolas, vales, a parte gastronômica, pois toda vinícola tem um bom restaurante; enfim, o que temos e a feira Expobento, que ocorria no mesmo período do moto-encontro.



Neste momento, me dei conta que não temos lugares de lazer nem para nós “viventes” daqui, tampouco para visitantes. Ele já conhecia os “roteiros turísticos do vinho”, pois já tinha vindo em outras ocasiões a nossa cidade, então ele queria poder fotografar paisagens típicas nossas e poder desfrutar do nosso interior com boas estradas que não apenas estes caminhos já massificados pela mídia e turismo.



Não soube o que indicar... Dei-me conta que não temos locais para um café, uma vinoteca ou alguma coisa parecida no final de semana. Pouquíssimos lugares também durante a semana. Lugares com infra-estrutura, com bom acesso, com segurança, com eventos culturais, com gastronomia mas sem apelo unicamente comercial (tipo a adega de alguma vinícola onde o visitante é “convidado” a comprar). Lugares descomprometidos, sem venda implícita. Apenas aconchego e tecnologia. Sim, tecnologia significa pelo menos uma internet wireless gratuita, pois os viajantes de hoje necessitam deste tipo de conforto também!



Então, quem veio de longe teve que ficar entre o espaço da EXPOBENTO que tem um pavilhão dedicado ao MOTOSERRA e o que lá era oferecido, ou o já comentado caminho das vinícolas.



Pena não?? Acho que poderíamos ter mais a oferecer.



Quem viaja pelo país afora, sabe do que estou falando. Precisamos acolher motociclistas e ofertar coisas boas a eles também. É crescente o numero de pessoas que optam pelo Moto Turismo Aventura, que cruzam as fronteiras de nosso país passando sempre aqui pertinho. Mas poucos escolhem estes nossos lindos caminhos pela falta de bons propósitos.

Algumas imagens do XI Motoserra:







Beijos, beijos...Julie M.

XI MOTOSERRA - CONVITE



Eu, Julie M. juntamente com todas as pessoas que fazem o Encontro Motoserra de Bento Gonçalves, convido vocês, leitores do MOTOESPORTE.COM.BR para prestigiar a serra gaúcha em um evento completo, com motos, gastronomia, boa hospitalidade e organização.

É uma feira de muitas faces, tanto culturais como comerciais, com ênfase na produção artesanal regional, vinhos e alimentos além de todo o comércio local. Venham, participem, prestigiem...



Espero por vocês!!!




MotoSerra - Moto Turismo na Serra Gaúcha.

O MotoSerra, encontro de Motociclistas na Serra Gaúcha, realiza a 11ª edição, nestes anos tem reunido uma média de 7.000 pessoas em 4 dias de evento junto a ExpoBento, no pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Realizado pela primeira vez em 1997, o evento reúne pessoas apaixonadas pelo Moto Turismo e pela região da Serra Gaúcha onde fica Bento Gonçalves.
Na campanha Zoeira ? To Fora !! desde 2002, o evento tem se caracterizado pela paz e confraternização amigável, reunindo famílias e amigos em volta deste ícone em comum, as motocicletas, nos mais variados estilos e gostos.
Os motociclistas do município, através de seus MotoClubes e MotoGrupos organizam este evento sem interesse econômico.
A realização do MotoSerra é a contrapartida e retorno social que oferecem ao município em que residem e vivem. O MotoSerra promove os Moto Clubes, Moto Grupos e Bento Gonçalves, divulgando para o Brasil e fora dele os potenciais e belezas de nossa região.



Informações: www.expobento.com.br e www.encontrosdosul.com.br
Relação dos Hotéis que apóiam o XI MotoSerra: DDD 0xx54
Hotel Dall'onder
R. Herny Hugo Dreher, Fenavinho 0300 147 3000
www.dallonder.com.br

Dall'onder Vitoria Hotel
R.13 de maio, 800, São Bento 0300 147 3000
www.dallondervittoria.com.br

Hotel Vinocap
R. Barão do Rio Branco 245, Centro 0800 704 1566
www.vinocap.com.br

Hotel Mont Blanc
R. Góes Monteiro, 711 B: São Francisco 3451-3766
www.hotelmblanc.com.br

Promovem o encontro:
Moto Clube Bento Gonçalves, Moto Clube Serra Nostra, ExpoBento, Uma Feira Sem Limites - www.expobento.com.br , Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves - www.bentogoncalves.rs.gov.br, SETUR, DMT, Brigada Militar, AMO-RS
Local: Parque de Eventos: http://www.bentoeventos.com.br/