Banner2012

Banner2012

Wednesday, April 18, 2012

Ducati: Audi comprou por 860 milhões de euros

Dada a luz verde dos conselhos de administração do Grupo Volkswagen


MILÃO - Falta apenas um passo, à luz verde das recomendações, mas desta vez parece que Ferdinand Piëch já o fez. Após uma espera de seis anos e seis meses de intensas negociações, o dono da Volkswagen está prestes a trazer para casa a Ducati. Ontem, o grupo chegou a um acordo com o Wolfsburg fundo Investindustrial  de Andrea Bonomi para adquirir 100% da Panigale Borgo, que vai estar com a logomarca Audi. O acordo será apresentado hoje à diretoria da empresa-mãe da Audi para aprovação e, se tudo correr conforme o planejado, Piech anunciará na quinta pela manhã, na assembléia da Volkswagen, a sua estréia nas duas rodas, com uma das marcas mais prestigiadas do mundo.
O magnata alemão teve que esperar seis anos para ter sucesso. A Ducati tinha sido a sua primeira moto em 2006.  Quando o Texas Pacific Group decidiu deixar a Borgo Panigale, o proprietário da Volkswagen foi à frente com uma proposta, mas foi derrotado por Investindustrial. E quando em outubro do ano passado Bonomi, decidiu sair, Piëch foi novamente com uma proposta, à qual foi confiada Lazard  para lidar com Investindustrial.
Em suma, foi o destino que decidiu que a "Rossa" acabasse nas mãos da Audi. Cujo nome, ironicamente, é quase um anagrama para a Ducati. Na realidade, o proprietário da Investindustrial, a princípio, não foi  em busca de um comprador, mas sim de um parceiro para quem abriria mão do controle e com o qual continuaria o desenvolvimento da marca. Mas a Audi apontou diretamente aos 100% para Bonomi e conseguiu obter um acordo de exclusividade para a compra da Ducati. Então, assim, acabou com a concorrência em particularmente.A Ducati tem um acordo de marketing com a Mercedes, por exemplo, que também tentou entrar na jogada. Mas ao final, a Audi ganhou o acordo, oferecendo 860 milhões de euros para 100% da marca, incluindo as dívidas de cerca de 200 milhões de euros.
O acordo deve ser anunciado esta tarde em Munique, após a reunião do conselho da Volkswagen ratificar o acordo. Piëch tem ideias claras sobre o que fazer com a Ducati. A marca Ducati, assim como aconteceu com o Lamborghini e a Bugatti (ambas controladas pela Volkswagen)vai será mantida independente pela Audi que contribuirá para o desenvolvimento não só através de investimentos, mas também fornecendo tecnologia. O precedente das duas montadoras italianas seria crucial para tranqüilizar os sindicatos, que nas últimas semanas estiveram com colegas do IG Metall, o alemão Sindicato dos Metalúrgicos ", para obter garantias sobre as intenções de Piëch. Que por sua vez, pretende manter a base operacional e produtiva, na Borgo Panigale, na antiga fábrica que não será eliminada, como imaginavam nos programas da Audi. Os alemães fariam também um museu  Ducati.
Federico De Rosa - 18 aprile 2012 | 10:23 - www.Corriere.it

No comments: