Banner2012

Banner2012

Friday, July 27, 2012

27 DE JULHO- DIA DO MOTOCICLISTA



AMIGOS,

Todos os anos faço um lembrete sobre esta data comemorativa ao motociclismo. Às vezes falando sobre segurança, às vezes assuntos nostálgicos, mas invariavelmente sobre “nossas relações motociclísticas”.
No mundo real, nas estradas propriamente ditas, havia um ditado que dizia que a tribo de motociclistas era a mais solidária que existia pois se algum motociclista ficasse empenhado na estrada, o que  passasse em seguida, ajudaria!

Eu mesma escrevi a respeito desta ‘tribo solidária’, muitas vezes.

Porém, infelizmente, hoje em dia esta não é a realidade! Eu passei por um evento desta ordem, ficar na estrada sem condições de prosseguir, ao entardecer, quase noite. E estou falando das rodovias do interior do RS, onde ainda não há um índice de criminalidade nas estradas tão alta quanto em capitais e grandes cidades. Passaram três motociclistas de esportiva, nenhum sequer reduziu e um apenas buzinou. Passaram inúmeras motos menores, que nem tomaram conhecimento.

Passei o maior sufoco, senti medo, minhas pernas tremiam, já havia anoitecido e eu no acostamento com minha moto. Pensei, caso o socorro demorasse muito, em deitar a moto (era uma graminha o acostamento) e me afastar dela; para não chamarmos atenção e eu poder fugir se precisasse!!! Graças a Deus, as amizades que são nossas preciosidades, me salvaram... Chamei minha amiga Jaqueline  e prontamente ela foi para o local me fazer companhia até o socorro chegar, correndo risco também, pois afinal, viramos dois alvos.



Por que conto esta história?
Porque os tempos são outros, parar para socorrer alguém virou armadilha pra prejudicar as pessoas, para fazer mal. Não condeno os três por não terem parado, mas critico muito a atitude de não terem avisado no posto policial próximo ou no pedágio. Eu poderia não ter celular comigo, ou não estar operando... eu poderia não ter uma Jaqueline solícita e ainda, eu poderia estar precisando de socorro médico.

Enfim, penso que este Dia do Motociclista seja um momento também de reflexão. Desta vez falei da insegurança e vulnerabilidade que temos nas estradas. Se não podemos mais parar no local para ajudar o amigo, podemos sempre fazer algo mais!

Vamos fazer a adaptação deste código apenas para os dias e hoje, não extingui-lo ou ignorá-lo!!!

A imagem, com o código acima estava no Facebook, onde virtualmente quase todos postaram alguma coisa dizendo que é isso mesmo, que o “código”é este,  curtiram, mas na hora H não foi isso que aconteceu...

Pensem a respeito antes de “curtir” se não vão agir da forma que ali está! Curtir na telinha do computador não compromete, não é? O mundo virtual aceita qualquer coisa, no real é que veremos quem realmente usa o “Código”!


FELIZ DIA DO MOTOCICLISMO CONSCIENTE, COOPERATIVO E SOLIDÁRIO!!!!!! este eu curto!!!

FELIZ DIA DO MOTOCICLISTA!!


Super beijo, Julie M.