Banner2012

Banner2012

Tuesday, March 26, 2013

Especial Mulher!!!!!!!!!!!!!!


Elspeth Beard a primeira inglesa a pegar a estrada

|

by Bárbara de Alencar


Sem GPS, internet ou celular, em uma época em que às mulheres eram delegados papéis domésticos como dona de casa e maternidade, a estudante de arquitetura Elspeth Beard não se intimidou e partiu em busca de seu sonho: viajar o mundo de motocicleta. 

O feito não parece tão grande quanto foi se analisado com um olhar atual, porém, ela realizou sua expedição sozinha, em plena década de 1980, e se tornou a primeira britânica a percorrer grandes distâncias sobre duas rodas.

A moto escolhida foi uma BMW R60/6 flat twin, ano 1974, com 30 mil milhas (aproximadamente 50 mil quilômetros), pela qual pagou 900 libras, uma grande soma de dinheiro à época. A primeira viagem solo teve início na Inglaterra, quando concluiu o terceiro ano da faculdade de arquitetura (o curso é de sete anos). Ela percorreu as estradas da monarquia britânica e também conheceu alguns locais do continente Europeu.

Entretanto, a intenção era explorar novos caminhos e, para isso, não faltava coragem. Então, Beard foi para Nova Iorque. De lá, seguiu para o Canadá, depois, México e Los Angeles. Após conhecer a parte norte das Américas, ela decidiu desbravar o Hemisfério Sul e zarpou para Sidney, na Austrália. No país dos cangurus, ela permaneceu por seis meses, trabalhando em um escritório de arquitetura e vivendo em uma garagem, para repor suas reservas financeiras.

Não demorou muito para que Elspeth retomasse as estradas. Ela pilotou por quase toda a Austrália até sofrer o seu primeiro acidente, que a deixou por duas semanas no hospital. O capacete que usava durante o acontecido ela guarda até hoje. Segundo a arquiteta, foi ele quem a salvou.

Sem ossos quebrados e já recuperada, ela prosseguiu com a aventura e rumou para Singapura. Embarcou a moto e desbravou o novo território. No país insular, constituído por 63 ilhas, Beard se deparou com outro tipo de dificuldade. Ela teve todos os seus pertences roubados, inclusive seu passaporte e os documentos para reaver a moto, que ainda estava no navio. Foram necessárias seis semanas para resolver a questão.



Ela passou três anos para terminar sua jornada e rodou 48 mil milhas. Visitou a Índia, em uma conturbada época durante o assassinato de Mahatma Gandhi, conheceu o Paquistão, Turquia e diversos países. Em sua viagem, aprendeu a mecânica da moto e realizou diversos dos reparos necessários na sua Flat Twin.

O veículo ela reconstruiu o motor e possui até hoje funcionando perfeitamente. Após regressar de sua primeira aventura internacional, Elspeth terminou o curso de arquitetura e, atualmente, coleciona prêmios. Um dos trabalhos mais renomados é a Torre de Água Vitoriana, em Londres.









Fonte: http://www.encontrodemotos.com.br/noticia/1114/especial-mulher-elspeth-beard-a-primeira-inglesa-a-pegar-a-estrada