Banner2012

Banner2012

Friday, December 12, 2014

PROJECT LIVEWIRE - Uma idéia eletrizante da HARLEY DAVIDSON

Para minha própria surpresa, estou aqui nos Estados Unidos fazendo teste de uma Harley Davidson...



Fui convidada a participar do Projeto LIVEWIRE da Harley Davidson em Tampa, Flórida.
Foi uma experiência inusitada. Motociclista de motos esportivas pilotando uma H-D?
Sim e amei.



É a primeira moto elétrica, protótipo da Harley Davidson, hand made; ou seja, foram produzidas uma a uma, à mão, para que poucos convidados e membros da imprensa pudessem fazer o test drive e dar seu veredito. Não estão em produção e esta hipótese será avaliada após o término deste projeto onde a avaliação-experiência de cada ‘piloto’ for contabilizada.




O Projeto é transportado em um big truck de 18 rodas, o famoso “eighteen wheeler”, uma carreta gigante que leva esta estrutura toda às cidades eleitas para o test-ride. Serão várias cidades nos Estados Unidos até o final deste ano e em 2015 somarão cidades na Europa além da continuidade por aqui.


 

 
A moto tem um zunido parecido com uma turbina de jato, constante. Sua aceleração é rápida, de 0 a 96 Km/h em apenas 4 segundos. A Harley Davidson limitou eletronicamente os protótipos que testamos em 153 Km/h. O quadro foi desenvolvido em treliça de alumínio, e dá a impressão de uma moto bastante leve mas, pesando 210 Kg, é robusta como manda o DNA da H-D. Por fim, o motor de 74 Hp e 52 Lb de torque resultam em um produto ágil, divertido e perfeito para o dia-a-dia na cidade. Extremamente ergonômica e confortável, a Livewire conta com o sistema direct-drive tornando a troca de marchas através de câmbio e embreagem uma coisa do passado.




O test-ride durou pouco mais de 20 minutos pelas ruas de Tampa. Mas foi o suficiente para chegar a uma conclusão óbvia. Por onde passei, fui o centro das atenções. Ou melhor, a Livewire foi.


Em outras palavras: divertida, fácil de pilotar, confortável, boa frenagem, leve e dócil.
E com a assinatura HD!
Perfeita.
Um beijo grande, Julie M. (julienmjulie@hotmail.com)


Créditos das fotos:  EDUARDO SCHNEIDER -   Direitos Reservados ©