Banner2012

Banner2012

Friday, February 03, 2012

Mais um final de semana emocionante… mais mulheres e motociclismo!



No final de semana que passou estive presente na 15ª Edição da mais tradicional prova de endurance do motociclismo brasileiro, as 500 Milhas de Interlagos, que abriu mais uma vez a temporada do motovelocidade no Brasil, aconteceu nos 13,14 e 15 de janeiro de 2012 a prova contando com nova estrutura e novo regulamento.

As categoria serão SuperSport (motocicletas de 500cc á 699cc) e SuperBike (motocicletas de 749cc á 1300cc), a largada que segue o tradicional estilo da prova do TT de Le Mans (onde os pilotos dão a largada fora de suas motos precisando correr até elas para partir) e iniciou próximo ao meio-dia do dia 15 de janeiro. Uma pena o tempo não ter ajudado, choveu e houveram muitas quedas, entretanto grandes resultados.


A prova teve 185 voltas e aproximadamente 926km para as categorias SuperBike – motocicletas de 750cc á 1.300cc e SuperSport – motocicletas de 500cc á 675cc com revezamento de 2 a 4 pilotos. Também correram as motocicletas de na categoria250cc, porém com apenas 15 voltas.
Provas de enduro (resistência) são destinadas a testar a qualidade e durabilidade das peças e equipamentos e resistência dos pilotos.
Participaram importantes pilotos como Erik Granado, Cachorrão, Leandro Mello, Dudu Rush, Nico, Luis Cerciari e muitos outros e estavam lá estavam elas, as nossas
representantes na motovelocidade: Gabriela (Racing) Campos, Cláudia Guapo e Lizete Cordova da equipe Extreme Speed Team e Erika Cunha, da equipe Cerciari
Racing School. Daria Araujo Lima como segundo piloto na categoria SuperBike na equipe Donini Racing.

Piloto Eric Granado

A Erika Cunha estava formando par nas 500 milhas com o Luis Cerciari, moto 111 e conquistaram um 3°lugar nas 600, no podium o casal com excelente resultado! A Equipe Extreme Speed, composta pelas Gabriela Campos, Claudia Guapo, Lizete Cordova e Cidão, concluíram a prova porém sem classificar, uma vez que houve problema com a moto originalmente preparada para correr as 500 milhas e na última hora, colocaram a moto número 84 na pista sem ter tido treinamento e intimidade com o novo equipamento. Entretanto, mesmo com as quedas, a coragem e bravura destas garotas fizeram com que a prova fosse concluída. Ser uma equipe feminina e estar participando de uma prova de resistência como esta não é para qualquer um!

Pilotos Eric e Nico

Piloto Erika Cunha

Pilotos Lizete, Cláudia e Gabi



O interessante deste evento é que a escola do experiente piloto Leandro Mello, a Motors Company, faz seu curso concomitante; coloca seus alunos na pista intercalado aos treinos e tomadas de tempo das 500 milhas.

Curso MotorsCo









Uma metodologia de curso sensacional: sala de aula x pista x sala de aula; seis alunos em pista para cada instrutor, primeiro mostrando traçado, sem ultrapassagens, depois
acompanhando um a um, identificando erros de postura, comportamento, aceleração e frenagem; corrigindo em sala de aula o que fora observado na pista. Tudo com muita responsabilidade, muita observação no aspecto comportamento, retirando da pista quem se “sobressaísse”, se é que me entendem… pois ninguém merece correr riscos quando está buscando aprendizado, aperfeiçoamento, conhecimento. Outro detalhe: motos speed, motos nakeds, motos trails, de menor e maior cilindradas; qualquer uma, todos juntos no mesmo curso, mesma pista! Cada qual no seu timing!



Acompanhei os três dias da escola e das 500 milhas. De perto, muito perto, inserida no box da escola, tietando tudo! Para completar, andei de novo na carona do Leandro Mello, tal qual fiz nas 500 milhas do ano passado. Desta vez aproveitei esse vôo ainda mais, mais emoção, mais alegria e uma super dose de adrenalina. Pude observar mais traçado da pista, a chicane* feita para que houvesse considerável redução de velocidade na entrada da reta dos boxes próximo à Junção; pude me firmar mais à moto com a nova empunhadura em forma de T, ao invés da alça anterior; pude ver mais de perto as zebras verdes e amarelas das curvas; tive a sensação que se tivesse aberto o joelho, eu teria tocado as saboneteiras (parte da proteção que nossos macacões tem nos joelhos) nas curvas; enfim 99% de aproveitamento! O 1% faltante ficará para as próximas 500 milhas, em 2013!

500 Milhas 2011 - Carona com Leandro Mello


500 Milhas 2012 - Carona com Leandro Mello



É uma pena que tenho que esperar mais 364 dias para ter essa emoção estonteante outra vez! Revi amigos, fiz outros, desencontrei com outros tantos. Tive a oportunidade de re-encontrar e conhecer pessoalmente várias das PILOTAS que sempre falo aqui: a Débora Souza, a Gabi Racing, a Erika Cunha, a Lizete Cordova, a Sephora Dantas, a Lu Hayabusa (que agora tem CBR1000 também), a Edy Bestle e a Cláudia Guapo. A Sephora, Lu, Edy e eu, éramos apenas expectadoras, torcendo pelas nossas amigas PILOTAS!

Sephora Dantas, eu e Lu Carvalho

Edy Bestle, na pista treinando

Felipe Dantas, responsável pelas fotografias



Preciso agradecer aqui a atenção do Felipe Dantas que fez nossas fotos todas, sem cansar, correndo de um lado para outro, debaixo de chuva quando preciso, para as melhores tomadas ao final da reta dos boxes! E seguem, abaixo, mais fotos! Da largada das 500 Milhas e muitas outras…


Leandro Mello

Orientações prévias à largada





Público presente, mesmo com o mau tempo



Sephora, Leandro e eu, depois das caronas

Erika Cunha






Piloto Débora Souza


Até as próximas 500 milhas…
Julie M. (j.n.m@terra.com.br)

*(Chicane refers to a section of track that is designed to slow cars down using a series of corners that alternate directions)