Banner2012

Banner2012

Monday, August 31, 2020

SUPERAÇÃO NO MOTOCICLISMO - PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS TAMBÉM PILOTAM!


Depois que um acidente deixou Léo paraplégico, o brasileiro, fã de motos, vira piloto e comprova que não há limites para concretizar sonhos. 


O paulista Fábio Leonardo de Oliveira, de 43 anos, também conhecido como Léo Soprano,por seus amigos e parceiros de pistas, pilota motos desde jovem.

Em busca da realização de seus sonhos, foi para Europa há uns 20 anos, mais precisamente, Londres, onde dedicou-se ao trabalho de motoboy com o objetivo único de poder comprar uma moto de alta performance. Infelizmente, o caminho foi abreviado por conta de um acidente grave que o deixou sem os movimentos do peito para baixo, contudo, inquieto, após sua recuperação no Brasil, definiu o retorno Europa, porém, desta vez, para Itália.

Uma vez na Italia, Léo descobriu o Diversamente Disabili, que é uma Associação fundada por Emiliano Malagoli para ajudar pessoas com necessidades especiais (próteses, cadeirantes e etc.) a se reaproximarem das duas rodas. O projeto permite a recuperação e socialização de pessoas com algum tipo de perda de mobilidade ou membros amputados. O foco desta associação e prover a mobilidade destas pessoas, especialmente em locais com menor acessibilidade ao transporte público.






Desta forma, o brasileiro conseguiu retomar seu grande sonho e voltou a acelerar motos como a que precocemente o haviam limitado, colocando-o numa cadeira de rodas: 600cc. Todas as motos são preparadas e adaptadas para facilitar e atender as necessidades dos pilotos, tais como apoio lombar, imãs ou presilhas para os pés nas pedaleiras, comando de trocas de marchas e demais funcionalidades adaptados por meio de botões no guidão.

Não só retornou ao sonho de pilotar sua moto de 600cc como passou a participar de campeonatos específicos pessoas com limitações.

Por meio do Diversamente Disabili Léo voltou a acelerar esportivas de 600 cm³, que são utilizadas no curso, e também em um campeonato criado para os graduados. As motos têm diferentes adaptações para atender alunos amputados e com limitações de movimento. Hoje Léo tem habilitação para motocicleta e pilota na Itália um scooter adaptado que se acopla à cadeira de rodas e forma um triciclo, desta forma, ele tem garantia de mobilidade tanto para realizar as tarefas do dia a dia quanto para atividades de lazer.

Ou seja...

Nunca desista de seus sonhos.

FONTE: https://jornaldocarro.estadao.com.br/motos/motos-pcd-paraplegicos-superacao/