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Saturday, June 23, 2012

MAIS GIRLS....

Olá....

Peguei emprestada a publicação da  Vanessa Dayane, www.motocombatom.com.br para complementar  o artigo anterior, pois apenas abri com a Elena Rossel, à título de mostrar a todos que as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço em um mundo outrora masculino por essência.

Esta visibilidade está sendo adquirida com qualidade e seriedade, muita competência e bravura. Não tem nada de especial ou diferenciado para atender nossa parcela feminina nas pistas. Dividimos os mesmos espaços dos homens!

A boa notícia é que já está em andamento a Categoria Feminina de Motovelocidade, sendo alinhavada com muita garra pela própria Vanessa Dayane de Brasília que reunirá pilotAs de todo o país. Sim, temos representantes em muitos estados, Minas, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Brasília, Paraná, Santa Catarina... Enfim, muitas mulheres vestindo seus macacões e apostando suas economias, pois não temos histórico ainda para conseguir patrocínios com facilidade, então muitas de nós utilizamos nossas próprias motos de passeio e vamos paras as pistas com nossos próprios recursos.

Aliás, esta é uma questão delicada que merecerá um capítulo à parte, quando irei falar sobre esta nova Categoria, a  categoria “Batom”, a mais charmosa da motovelocidade do Brasil e a única exclusiva para mulheres que foi lançada no último dia 20 de Maio, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Aguardem!


Hoje, já estamos no Campeonato MUNDIAL de Motovelocidade, com a espanhola Elena Rossel. Em 2006 publiquei sobre o TROFEO ITALIANO MOTOCICLISTE e a  European Women Cup (http://juliemotovelocidade.blogspot.com.br/2006/01/homenagem-gabriela-rodrigues-in.html) onde já tinhamos uma brasileira participando, a paulista Gabriela Rodrigues radicada na Itália e infelizmente falecida - em pista - naquele mesmo ano.


Aqui no país, também em  2006 publiquei sobre a Ana Lima, a "japonesinha voadora" que foi a primeira mulher a vencer um Campeonato Nacional de Motovelocidade (http://juliemotovelocidade.blogspot.com.br/2006/10/motovelocidade-sexta-etapa-do.html) . Temos também a Tatiane Berger na Categoria 600 Hornet (http://juliemotovelocidade.blogspot.com.br/2010/09/primeira-mulher-na-categoria-hornet.html), a Erika Cunha no 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Motovelocidade de SP (http://juliemotovelocidade.blogspot.com.br/2011/06/bela-e-fera.html).


No SuperBike, em 2011, já vimos a Cris Trentin ( http://juliemotovelocidade.blogspot.com.br/2006/01/homenagem-gabriela-rodrigues-in.html), nas 500 Milhas de Interlagos de 2012 vimos a Erika Cunha, a Lizete Cordova, a Cláudia Guapo e a Gabi Racing (http://juliemotovelocidade.blogspot.com.br/2012/02/mais-um-final-de-semana-emocionante.html) .


Na abertura da temporada 2012 do Moto GP- Brasileiro, temos uma representante feminina, a Babi Paz.
A temporada 2012 do Moto 1000 GP terá sequência no mês de julho, com corridas das três categorias no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Depois a competição passará por Curitiba (PR), Santa Cruz do Sul (RS), Cascavel (PR) e Jacarepaguá (RJ). A competição conta com patrocínio de Petrobras, Lubrax, BMW Motorrad e Michelin, além do apoio de Beta, Shoei, Servitec, Tutto Moto e Bell.  Mais informações podem ser obtidas através do site http://www.moto1000gp.com.br/index.php


Os treinos classificatórios deste sábado (16) definiram a ordem de largada das três categorias que compõem o grid do Moto 1000 GP, cuja etapa de estréia na temporada 2012, o GP Petrobras.

GP Light
Nos classificatórios, no dia 16 de junho, o resultado foi:
43) 16 Babi Paz (RJ/ SBK Rio), BMW S1000RR, 2min01s747

No domingo, dia 17 de junho, no Autódromo José Carlos Pace, depois de 12 voltas, o resultado final da GP Light na primeira etapa do Moto 1000 GP em Interlagos foi o seguinte:
35º) Babi Paz (RJ/SBK Rio), BMW S1000RR, a 1 volta. Eram 46 participantes, sendo que seis deles não completaram.
Entrevista com Babi Paz: http://youtu.be/EapPaGiDc4E

A revelação das 1000 cilindradas 

Fonte: Moto com Batom - Texto e foto de Vanessa Daya

“No fim de semana do dia 03 de Junho, aconteceu em Interlagos a 5ª etapa do Mobil Pirelli Super Bike, com um público recorde de mais de 35.000 pessoas e muita emoção na pista e o Moto com Batom, é claro, fez a cobertura do evento com um olhar mais feminino e achamos não somente grandes nomes da Motovelocidade Brasileira, mas sim verdadeiras pedras preciosas das pistas, cada uma com uma história, um novo desafio e uma nova experiência.



A primeira vem da equipe BABI & SHAD e atende pelo nome de “Babi”, uma verdadeira RUBI, pedra extremamente rara na natureza que tradicionalmente é a pedra do anel dos advogados. A equipe conta ainda com o piloto Helder Shad e está sendo considerada a equipe revelação do campeonato.

Dona de uma simpatia adorável e uma equipe altamente profissional e bem estruturada, Barbara Paz, ou melhor, “Babi” Paz como é conhecida, tem 28 anos, é carioca, advogada, mãe, esposa e pilota que comanda, nas pistas, nada mais, nada menos que uma BMW 1000RR. Pilota em autódromos há 1 ano mas desde criança já tem intimidade com motos. É determinada e gosta da adrenalina acelerando forte, sem medo da aventura em alta velocidade. Babi estreou sua carreira de motociclista profissional nas “200 Milhas do Rio” agora em 2012, sendo campeã da categoria de 1000cc. E agora faz parte do seleto time de pilotas no Super Bike Series em São Paulo.

Barbara Paz, ou melhor, “Babi” Paz com a Daya

Barbara Paz, ou melhor, “Babi” Paz com a Daya

Ela é, simplesmente, a única pilota no Brasil e no mundo a participar de Campeonato de Motovelocidade na categoria Superbike 1000cc. Afirma Ricardo Veneziani – Team Maneger da equipe.
Nos treinos classificatórios de sábado, ficamos impressionados pelo profissionalismo e garra da pilota ao passar por uma experiência nada agradável em que foi atingida por outro piloto da categoria. A bela pilota simplesmente levantou, deu uma batidinha na poeira do macacão e voltou com tudo no último treino classificatório no mesmo dia.

Sobre a vaidade masculina Babi comenta: “Não é fácil, tem que ter muita calma, pois existem *alguns* homens que não aceitam competir com mulheres e acabam colocando em risco a mim e até a eles mesmos em algumas situações de ultrapassagem, mas futuramente teremos um grid feminino nas 1000cc e as coisas vão melhorar, Deus quiser.”

Quando questionada sobre o crescimento da participação feminina nas pistas, Babi afirma: “A gente passa um encorajamento. As mulheres que acham impossivel, quando nos veem nas pistas, ficam mais encorajadas e motivadas.”
E no próximo fim de semana, Babi Paz estréia no Moto1000GP como a primeira mulher a competir no campeonato.
A equipe BABI & SHAD Racing Team está completando seu 1° ano com grandes conquistas e vitórias. Foi convidada a participar do SuperBike Europeu de forma que, em breve, Babi estará aprimorando sua pilotagem nos países do velho continente.

Thursday, June 21, 2012

MUNDIAL DE MOTOVELOCIDADE


A primeira mulher a participar do Mundial de Motovelocidade é uma espanhola, Elena Rossel.

Ela participa do MOTO2, categoria que o nosso Eric Granado acaba de ingressar.


Da sua primeira moto, cedida para o circuito de Valencia - uma Aprilia RS50, depois o primeiro lugar no pódio da Kawasaki Ninja Cup e o Campeonato da Espanha Stock Extreme, com uma ZX-10 Kawasaki, ela passa para o Campeonato Mundial, na Moto2, através do Team Aspar (2011) e em 2012 com o QMMF Racing Team.

A espanhola acaba de fechar um acordo com a equipe da Federação do Catar, a QMMF Racing Team, que esta temporada teve sua dupla formada por Ricky Cardús e Al Naimi e correrá a temporada completa de Moto2. Justamente Naimi será o substituído na equipe e dará lugar a Rossel, que correrá ao lado de seu compatriota, já confirmado na equipe.

Elena teve sua grande oportunidade nesta temporada 2011, de Moto2, com Jorge Martínez Aspar, que lhe deu várias oportunidades de estar entre os melhores do Mundo, quando Julián Simón se lesionou.Apesar dos resultados, Rossel ganhou exposição e experiência, e aproveitou a oportunidade se tornando a mais nova piloto do grid da Moto2.

Será a primeira espanhola em disputar uma temporada completa na motovelocidade.




Trajetória de Elena Rossel....


Tudo começou em 1999 quando, na inauguração do circuito de Valencia, houve uma prova para seleção de jovens pilotos. Elena participou com a Aprilia RS50 e obteve prêmio. Depois de vários testes, finalizou em 17° lugar, obtendo assim, um dos 22 lugares que fariam o grid da Formula Airtel.

Um ano depois participa do Campeonato da Espanha de Motovelocidade Copa Caja Madrid, com a mesma cilindrada, onde entra em contato com os circuitos de Jarama, Albacete, Cartagena e Valencia também, onde competia com Hector Barberá, Julian Simón e Nico Terol, pilotos conhecidos atualmente.





Em 2001, inicia com a Honda 125 GP (moto utilizada pelo irmão anos antes) em corridas tentando dar o salto para a 250 GP, mas em virtude do comprometimento financeiro que demandaria, retorna às copas de promoção, como o Campeonato Bancaja 125 GP. 

Em seguida, volta a participar de provas de seleção, onde entre 400 inscritos, ela ocupa o 3° lugar conseguindo uma moto para participar de novo da Copa dos Campeões Banaja 125GP Series onde obtém o primeiro pódio em nível nacional, finalizando em segundo lugar no circuito de Cartagena de 2002. Na classificação geral, final do campeonato ela ficou em quinto lugar.  




Em 2003 volta com excelentes participações, mas problemas mecânicos e quedas impedem-na de alcançar o título, mas ganha vários pódios e a pole position em Albacete. Não em vão, o empenho e nível demonstrados nas pistas servem de seleção e ascenção de categoria.

Ano seguinte, entra para a Copa Suzuki 600 como membro da equipe Alapont Competición e ainda fatura na última corrida da temporada sua primeira vitória em nível nacional no circuito de Valencia. Com apoio econômico de seus pais, em 2005 disputa o Campeonato da Espanha de Velocidade (CEV) na extinta categoria Super Sport.

Em várias ocasiões obtém excelentes resultados, mas a reticência dos patrocinadores em apoiar uma 'mulher em terra de homens" faz com que, sem respaldo econômico, ela venha a participar em 2006 apenas das 24 horas de Catalunha de 600cc.




Esta sua capacidade de rodar forte com grandes cilindradas chama a atenção da Suzuki Espanha que a convida a participar em 2007 da European Suzuki Cup 750, representado a Espanha, onde Elena mantém-se entre o dez melhores pilotos da competição. No ano seguinte, 2008, chega sua consagração como piloto, repetindo a European Suzuki Cup 750, e participando das 24 Horas da Catalunha com a equipe Monlau, com uma KTM RC8. No mesmo ano, recebe convite para participar da quinta prova da Kawasaki Ninja Cup 600 em Albacete, terminando em 2 posição.

Ainda neste ano, no mesmo cenário, participa da Europa Women's Class com uma Honda 600cc, finalizando em primeiro Lugar, depois participa de três outras provas de resistência de La Mac, com a KTM Superduke e com a RC8. Em 2009, com apoio financeiro de empresas como Altrans, ela ingressa na equipe Hidalva team, para repetir na Kawasaki Ninja Cup, no Circuito de Albacete a pole postion, volta mais rápida e a primeira vitória obtida por uma piloto feminina na categoria do Campeonato da Espanha de Velocidade (CEV).

Na classifcação geral termina em quarta colocação. Estas destacadas atuações colaboram para ela, em 2010, entrar na categoria máxima do CEV Buckler, denominada Stock Extreme 1000, competindo com a equipe Kawasaki PL Racing e conta com o patrocinio da Kawasaki Espanha, Fanta, Powerade e Digital Moto Media (DMM), entre outros, para finalizar o campeonato em decimasétima posição e oitava na catogoria de privados; utilizando uma Kawasaki ZX1000. Em duas corridas já obtém oitavo lugar, seu melhor resultado na Stock Extreme.





Veja a seguir um vídeo de entrevista dela: http://youtu.be/F8CKc0I_NW4

Tuesday, June 19, 2012

XIII MOTOSERRA

XIII MotoSerra, Encontro de Motociclistas na Serra Gaúcha,  em algumas linhas e fotos...


A recepção na antiga Estação Férrea começou ainda pela manhã com galeto assado na churrasqueira, pãozinho fresco, para receber os motociclistas com um galetinho assado super especial!




O sábado amanheceu ensolarado e com temperaturas menos rigorosas, a recepção na Ferrovia virou um pequeno encontro até o início da tarde e na seqüência as motos lotaram o pavilhão. Ainda na manhã de sábado, quem conseguiu sair do quentinho das caminhas, foi para o centro da cidade onde houve uma romaria com benção aos motociclistas.


Direto de Curitiba, Sandro filmando tudo!!!!!

Foi parte da festa em honra ao padroeiro do município, Santo Antônio, que já está no seu134° ano , embora a romaria esteja apenas na sua edição 3. Após a benção foram percorridas diversas ruas do município com o santo a frente, encerrando o cortejo no Parque de Eventos.


O objetivo dos motoencontros é reunir pessoas de vários lugares, pessoas que tem no motociclismo um 'way of life', que compartilham das mesmas estradas, e que fazem deste esporte uma forma de confraternização. As motocicletas mais variadas, cilindradas diversas, desde as modestas 125cc até as super-máquinas de mais de 1000cc.. e vários triciclos também.

 Meninas de SP, Racing Girls Show - Sephora e Edy




Ilaine e Anderson (Caxias do Sul)

 


A parceria com a ExpoBento propicia um local seguro, limpo, com algumas opções de alimentação e comércio diversificado para quem quisesse fazer comprinhas e lotar os alforges e malas de suas motos!

No domingo foi escolhida a representante da região para o concurso Rainha do Motociclismo, que acontece no final de Janeiro em Jaguarão.  As escolhidas foram:  Daniela Maioli, Rainha do MotoSerra, representando a região da serra no concurso regional da AMO-RS, pertence ao Moto Grupo Rota 470, Farroupilha, foi coroada por Bruna Barbieri (Rainha MotoSerra 2010).

Veja como foi aqui:424_640x480_rainha_motoserra_100612.avi


E para quem não se programou pra vir neste ano, o encontro de  2013 já está marcado:

7 a 9 de junho!


Quem tiver coragem de se aventurar em baixas  temperaturas, ponha esta data na agenda! Aguardo vocês....

Lembrando que, a noite de quinta para sexta-feira foi a mais fria dos últimos 30 anos para o mês de maio e quem acordou cedo pode constatar pelo branquinho dos telhados e jardins, não houve neve para quem intencionava  vê-la, mas a paisagem branca permaneceu para quem quisesse registrar!