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Tuesday, December 20, 2016

BMW em baixa cilindrada... Vale à pena apostar?




BMW G 310 GS.
Bonita, bem construída e divertida de pilotar. Assim é a primeira moto de baixa cilindrada da marca alemã, que será feita no Brasil em breve.

Com a chegada da nova G 310 R, uma nova era na história de 100 anos da BMW Motorrad está oficialmente em curso. Ela não só possui a distinção de ser a primeira moto de baixa cilindrada da marca desde algumas tentativas mal sucedidas na década de 1920, mas também por ser a primeira motocicleta BMW desenvolvida fora da Alemanha. A G 310 R é o primeiro de dois modelos confirmados baseados neste combo de motor-chassi, sendo o segundo a trail compacta G 310 GS.

Esta é uma motocicleta construída especificamente para iniciantes, gente em busca de um meio de transporte e pilotos que simplesmente gostam de andar, mas estão procurando algo um pouco mais refinado do que as mesmas motos de sempre.


A G 310 R é alimentada por um motor refrigerado a líquido de 313 cc, com injeção eletrônica e um layout de cilindro inverso que aponta a entrada para a frente e o escape para a parte traseira. Ela pesa 158 kg em ordem de marcha e tem o banco a 78,4 cm do solo, ou seja, é leve o suficiente e baixa o suficiente para não ser intimidante para novatos ou pilotos de menor estatura.

O motor é quieto em marcha lenta, tanto que da primeira vez que dei a partida eu achei que ele não tinha ligado. Uma vez que você começa torcer o acelerador, o escape de aço inox emite um ronco respeitável conforme os giros sobem. O torque é suficiente e a primeira marcha é curta o bastante para não precisar "queimar" a embreagem nas saídas.

Na versão trail, a G 310 GS, uma pequena tampa de plástico preto esconde o reservatório do freio traseiro e um suporte de aço tubular segura o apoio de pé do passageiro. Na GS você pode ver que o conjunto parece mais limpo. 


Em geral, parece que a BMW está presente nesta moto. A empresa teve décadas para ver o que a concorrência estava fazendo na categoria de baixa cilindrada, e mais cinco anos para afinar sua própria oferta de entrada. Então você espera que esse esforço seja recompensado. E a G310 R preenche todos os requisitos: acessível, econômica, com boa aparência e divertida de andar.

O que mais você quer de sua primeira moto? Talvez um emblema da BMW no tanque? 

E no Brasil?
A recém-inaugurada fábrica da BMW Motorrad em Manaus (AM) tem como principal objetivo a produção da compacta G 310 R e, posteriormente, da G 310 GS. A expectativa de lançamento da naked é para o primeiro semestre de 2017, o que está demandando diversas mudanças na empresa. Isso porque a marca precisará se adaptar para receber um novo tipo de consumidor, o que demandará, segundo ouvimos de fontes ligadas à BMW, novos serviços financeiros e valores de pós-venda.

Quanto ao preço da motos, segue como principal dúvida: espera-se algo em torno dos R$ 23 mil para a G 310 R, que terá como principais rivais a Kawasaki Z300 e a Yamaha MT-03, e dos R$ 25 mil para a G 310 GS, esta sem rival direta.



Tipo  - Motor monocilíndrico, quatro tempos com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro.

Diâmetro x curso 80 mm x 62,1 mm

Cilindrada 313 cc

Potência máx.  34 cv (25 kW) à 9.200 rpm

Torque máx. 28 Nm à 7.500 rpm

Taxa de compressão 10.6 : 1

Gestão do motor/combustível

Sistema eletrônico de injeção de Alternador  - Alternador trifásico de 308 W

Bateria 12 V/8 Ah, sem manutenção



Fonte - Ken Hutchison Hollywood, Los Angeles, Califórnia (EUA)

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