Motorcycling is for men and women, passionate about the spirit of adventure and freedom that these engineering and design artifacts can bring to us. No matter the style of the motorcycle, the age of the rider, or gender, social position, financial situation, displacement; it's about the desire to share good experiences, build friendship, companionship, solidarity, and compassion. Joy and happiness are fragments, so let's be happy today, now ... because tomorrow we don't know!
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Friday, April 20, 2007
Segurança, seriedade e educação!
Sou leitora assídua de muitas publicações sobre motociclismo, nacionais ou importadas e satisfaço muitas de minhas dúvidas lendo tudo que surge a respeito. Confesso que não sou muito chegada na parte que diz respeito a mecânica das motocas, mas ainda assim as leio, pois ajuda a compreender e antecipar inúmeras reações que nossas motocas poderão ter frente a situações inusitadas.
Uma das coisas que mais gosto de ler é sobre segurança, seja ela em equipamentos, pilotagem ou manutenção. Destaco uma série sobre técnicas de pilotagem atualmente disponível na Revista Motociclismo onde está sendo abordada de forma clara e precisa, embora saibamos que além da teoria, a prática é fundamental quando bem assistida! e a sempre oportuna coluna do Kléber Tinoco da Revista Moto, onde ele aborda muito sobre a importantíssima educação no trânsito: Pilotar não é só ligar a motinho, é preciso consciência, é preciso saber o que é certo e errado e é preciso RESPEITAR para ser respeitado. Aconselho a leitura!
Estou abordando estes temas pois, após 90 dias de molho, voltei a pilotar! Tive a sorte de um ônibus cruzar a preferencial por onde eu trafegava e não ter sofrido nada muito grave. A imprudência e a total irresponsabilidade do motorista deste ônibus poderiam ter acabado com minha paixão, me impossibilitando de pilotar novamente. Ah! O nome da empresa de ônibus é Santo Antônio, talvez eu deva a sorte ao santo! Ou ao santo Arai mesmo!
Eu diria que a polêmica resolução dos capacetes, já destacada em várias publicações, está certa apenas em um detalhe: capacete fechado e resistente.
Todo piloto sabe que o uso do coquinho, que não passa de um boné disfarçado de capacete e o capacete aberto, com ou sem viseira, são tão frágeis que expõe o nosso ainda mais frágil rosto (nariz, maxilar, dentes...) sem assegurar proteção alguma.
Essa coisa de selo do INMETRO, multas e etc é uma afronta. Piloto consciente sabe o que deve usar. Eu pergunto: o que os pilotos que sempre investiram em bons (seguros e caros)capacetes farão para se adequar? Será que um selo holográfico protege mais que um capacete construído com tecnologia de ponta e certificado em vários outros países?
Minha cabeça, meu rosto foram salvos por um destes capacetes sem selo holográfico, mas com alta tecnologia e total confiabilidade.
Aliás, outro aspecto relevante: um dos laboratórios de testes mais real que existe é o MOTO GP. Alguém viu selo holográfico do INMETRO por lá? Será que a cabeça daqueles pilotos corre risco por isso???
Não andar equipado hoje em dia é falta de seriedade consigo próprio. Dizer que não existe uma loja próxima com tudo que seria necessário também não é mais desculpa. As melhores lojas mantém sites de vendas online, seguros, com excelentes opções e condições de pagamento (item indispensável dado o alto valor de alguns destes produtos). Destaco a RS1 (www.rs1.com.br) pela seriedade e constante upgrade de suas opções. É só abrir qualquer revista especializada no assunto para se encontrar inúmeros outros sites.
Mas atenção: desconfiem de milagres, não existem produtos de marcas conceituadas a preço de banana e não adianta, depois de comprar a oferta milagrosa, checar a caixa de correio diariamente. O barato costuma sair caro!
Um grande abraço e até a próxima!
Julie M.
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