Motorcycling is for men and women, passionate about the spirit of adventure and freedom that these engineering and design artifacts can bring to us. No matter the style of the motorcycle, the age of the rider, or gender, social position, financial situation, displacement; it's about the desire to share good experiences, build friendship, companionship, solidarity, and compassion. Joy and happiness are fragments, so let's be happy today, now ... because tomorrow we don't know!
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Monday, February 11, 2008
Ano Novo, novas regras em ação/autuação...
Lembram da polêmica regulamentação dos capacetes, com selo holográfico do INMETRO e etc?? Pois é! Tantas vezes adiada, finalmente entrou em vigor e com cobrança pra valer. Vi na TV no dia dois de janeiro um policial falando a respeito disso, que já estavam autuando os motociclistas.
O policial fez questão de ressaltar que a legislação é para TODOS os motociclistas, e que não adianta dizer que tinha o selo e caiu, ou que o capacete foi pintado, ou qualquer outra coisa. Vai ter multa sim! E já estavam multando parelho, aproveitando para verificar os demais itens (placa, escape, viseira fume e espelhada, etc).
Minha indignação se deve ao fato que alguns “legisladores” inventam coisas por que alguns indivíduos utilizam as motocicletas para assaltos e nós motociclistas, em geral, devemos estar com esses detalhes mínimos em perfeita sintonia com a legislação, pois corremos o risco de sermos autuados. Sem contar o aumento do Seguro Obrigatório (DPVAT) das motos para 38,2% em 2008, passando de R$ 184,21 para R$ 254,27.
Já tivemos exemplos claros de lobbies dentro da legislação e normatização do trânsito. Quem não se lembra dos “incríveis” estojos de primeiros-socorros? E a tentativa de lobby para aprovar o uso de colete reflexivo nas motos que felizmente caiu no esquecimento (como o estojo de primeiros socorros). E a tentativa desesperada de uma empresa em aprovar a obrigatoriedade do colete air-bag para motociclistas? Ou o uso de nomes nos capacetes????A proibição de carona na moto???
Pois bem, e os automóveis????Já que foi proibido o uso de películas nas viseiras então o Contran também vai proibir o uso de películas escuras nos automóveis e de publicidade no vidro traseiro dos táxis? Não! Quantos assaltos são feitos com automóveis ou a pé????
Os automóveis podem ter características alteradas, rebaixados, películas, e cia. Quando Contran autorizou a instalação de películas de vidros traseiros ainda mais escuros nos automóveis (desde que tenha dois espelhos retrovisores externos), não pensou nas motocicletas, que convivem nas mesmas ruas e avenidas com os automóveis. Os motoristas terão ainda mais dificuldade para enxergar as motos, com imprevisíveis conseqüências.
Carro pode usar película escura, senão os importadores, fabricantes e instaladores de películas poderiam perder empregos! Portanto não é uma medida que visa a SEGURANÇA, já que os filmes escuros em carro vão na contra-mão de todas as regras de segurança viária. O motorista não vê o que se passa na frente dos outros carros porque o vidro é escuro ou tem uma publicidade estampada atrás, mas o motociclista não pode usar uma viseira escura, mesmo que seja importada e fotossensível (clara à noite e escura de dia).
Sendo assim, essa lei já demonstra que o preconceito está acima de todas as decisões que envolvem motos e motociclistas. Essa proibição da viseira escura é uma medida para permitir que os policiais vejam o rosto dos motoqueiros! Nós temos de mostrar nossos rostos, mas dentro dos carros com filme escuro circulam pessoas do bem e também traficantes, seqüestradores, mequetrefes, agiotas, lobistas...Como diferenciar?????? Será que vão inventar de colocar os nomes dos condutores nos pára-brisas dos carros????
O selo tem como objetivo impedir a venda daqueles pseudocapacetes “coquinho” que se espalharam pelo Brasil. Cria-se uma OBRIGAÇÃO (lei e multa) porque o Estado não é capaz de se impor na FISCALIZAÇÃO e na EDUCAÇÃO. Bastava interceder na VENDA desse tipo de capacete.
Os órgãos europeus e americanos testam e certificam também seus produtos, só que eles não se chamam INMETRO, têm nomes como DOT, CE, etc. Se circularmos com capacetes devidamente pagos, internados legalmente e aprovados por órgãos de normatização americanos ou europeus poderemos levar uma multa e até perder a carta!
E se cair o selo ou danificar, o Inmetro pode mandar um selo pelo correio pra substituir? E amigos, pasmem, procurava fotos de capacetes com selo para ilustrar esta matéria e ao digitar “capacete com selo” encontrei o próprio à venda na Internet em um site, livre, e por R$32,00... Ou seja, haverão muitos “selos do INMETRO” espalhados por aí e está criado mais um segmento no comércio! Eu tenho um capacete realmente homologado, e melhor que isso, comprovadamente seguro. Mas isso é uma outra história, é consciência, sei MUITO BEM a importância de ter minha cabeça protegida.
Ontem visitei algumas lojas de equipamentos na minha cidade e fiquei abismada. Numa delas encontrei uma montanha de caixas de capacete logo na entrada e um movimento fora do comum... Alguns segmentos realmente vão ganhar com essa lei, pena que não será uma vitória da segurança entre nós, motociclistas, pois segurança vai muito além de um selo, deveria ser EDUCAÇÃO e CONSCIÊNCIA!
Falando nisso, se o objetivo fosse SEGURANÇA, o que vocês me dizem dos cuidados que os legisladores tem com a maior parcela da população brasileira, que move a maioria de nossos serviços, a mão-de-obra deste país, que anda em ônibus e metrôs superlotados, SEM cinto de segurança, sem condições de trafegabilidade???? Falaremos mais oportunamente! Aceito sugestões!!!!
Legislação dos Capacetes:
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) reviu a penalidade prevista para o motociclista e o garupa que estiverem sem o selo do Inmetro e os adesivos refletivos. Pela Resolução 203, que depois de adiada duas vezes, entrou em vigor em 1º de janeiro, a infração, assim como estar sem capacete, era considerada gravíssima, com multa de R$ 191, 54, sete pontos, possibilidade de suspensão do direito de dirigir e recolhimento da carteira. Depois de inúmeras reivindicações de motociclistas, o Contran estabeleceu, por meio da Resolução 257, publicada recentemente, uma diferenciação entre as infrações: ausência de capacete continua sendo gravíssima, porém, a falta do selo ou dos adesivos passa a ser grave, sujeita à multa de R$ 127, 69, cinco pontos e retenção do veículo até a regularização.
Ficam os pontos de ?????????? Para vocês!!!!!!
Super abraço,
Julie M
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