Motorcycling is for men and women, passionate about the spirit of adventure and freedom that these engineering and design artifacts can bring to us. No matter the style of the motorcycle, the age of the rider, or gender, social position, financial situation, displacement; it's about the desire to share good experiences, build friendship, companionship, solidarity, and compassion. Joy and happiness are fragments, so let's be happy today, now ... because tomorrow we don't know!
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Monday, February 25, 2008
Seguindo com a polêmica resolução...
Bem...Essa polêmica resolução dos capacetes está dando o que falar!!!! Agora temos mais uma deliberação que posterga o inicio da fiscalização:“... Após a análise dos ministros, o presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva, por meio da Deliberação 62, alterou a data para o início da fiscalização dos adesivos refletivos e da certificação de Inmetro, que será iniciada em 01 de junho de 2008. Além da nova data, a Deliberação estabelece ainda que os adesivos refletivos e a certificação serão exigidos apenas para os capacetes fabricados a partir de 01 de agosto de 2007. Em relação à certificação do Inmetro será válido tanto o selo externo quanto à etiqueta interna. Para efeitos de fiscalização não será verificada a data de validade do capacete, pois segundo o Instituto não existe prazo de validade para esses equipamentos. A falta do selo do Inmetro ou dos adesivos refletivos será considerada infração grave, cuja penalidade é multa de R$ 127, 69, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização. As regras valem para os condutores e passageiros de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos...”. Vejam na íntegra através do link http://www.denatran.gov.br/ultimas/20080211.htm.
Tenho recebido muitos e-mails de todo o país de pessoas, motociclistas como eu, indignados com esses mandos e desmandos, sempre usando a bandeira da segurança. Esta miopia em torno da palavra segurança é assombrosa, infelizmente sempre com visão tendenciosa e estreita do assunto, tentando estigmatizar o motociclismo como alguma transgressão.
A primeira vista um carro pode parecer mais seguro, além das inúmeras outras vantagens (mais passageiros, carga, condutor fora da chuva e frio), porém nas grandes cidades vê-se um grande número de pessoas conduzindo carros sozinhos, gerando maiores congestionamentos, poluição, entre outros. As motocicletas nesse caso reduziriam tudo isso, seriam uma prática solução para estes malefícios. Como sempre, existem os dois lados da moeda!
Mas daí, a rotular as motos como perigosas e seus condutores como pessoas do mal o caminho é muito grande. Um carro pode ser tão ou mais perigoso, tudo depende de quem está na direção, sem contar que são, sem dúvida, os maiores vilões no trânsito quando são mal conduzidos, pois ferem muito mais pessoas.
Esse meu discurso é para alertar que não interessa o meio de transporte, e sim a consciência, integridade e respeito do condutor. A fiscalização deveria vir após a educação e a boa formação de condutores sejam eles motociclistas ou motoristas de automóveis, caminhões e etc.
A fiscalização deveria coibir esse monte de habilitações “frias” que estamos vendo a todo instante na mídia, em todos os cantos do país. Porque não há fiscalização mais incisiva no condutor que já atingiu uma certa idade e tem seus reflexos e visão comprometidos, colocando os outros em risco por simplesmente NÃO ver o seu entorno???? Uma motocicleta, um ciclista ou um pedestre se tornam alvo ainda mais fácil nestas condições...
No item segurança, comentei sobre nossos ônibus e metrôs na última coluna. Existe algum estudo, alguma medida para melhorar a qualidade deste meio de transporte que a grande maioria das pessoas utilizam? Torná-los mais seguros e mais humanos? Quantas pessoas utilizam meios próprios e quantas pessoas utilizam transporte coletivo?
Porque o foco exacerbado no motociclista? Sempre existiram assaltos, roubos, seqüestros e desastres com automóveis, mas nunca foram tomadas medidas como colocar nome, CPF, RG do condutor no pára-brisa dos mesmos. Ou proibição para trafegar em vias A ou B, ou ainda, limitação do número de ocupantes (respeitando a capacidade do veículo). Haja vista o número de ocupantes em transportes coletivos... sempre duplicado ou triplicado e nunca fiscalizado. Cinto de segurança nesse caso específico não é necessário? Numa colisão, ninguém se move???
Porque o aumento abusivo do DPVAT (222,12% em dois anos)? A justificativa foi o aumento de acidentes envolvendo motociclistas, no entanto esqueceram de dizer que houve um aumento de motocicletas e consequentemente uma superarrecadação de impostos também... Segundo a ABRACICLO, através de dados do DENATRAN os acidentes envolvendo motos não aumentaram na proporção do aumento do imposto, pelo contrário, além de termos um aumento de meio milhão na frota de motocicletas em 2007.
Ah e sem contar os acidentados que NUNCA conseguiram ter acesso à importância de seu “seguro obrigatório” devido às dificuldades em obtê-lo, ou ainda, porque seu seguro já foi retirado por um alguém qualquer do outro lado do país!
Posso estar sendo egoísta, mas quem gosta de mim sou eu! Então, se quero preservar minha saúde e bem-estar, eu mesma deverei usar um bom capacete que efetivamente me proteja ou então, um cinto de segurança no automóvel. Não preciso de fiscalização e multa. Precisaria de educação caso eu não estivesse bem convencida de todas as vantagens de estar bem equipada na minha motocicleta ou com os equipamentos de segurança de meu automóvel em dia (e em uso)!
Bem... São questionamentos que me vêm em mente toda vez que o assunto é o Selo do INMETRO, acabo fazendo esses links todos e não consigo aquietar-me! Estou dividindo esta inquietação com vocês agora!
Julie M.
j.n.m@terra.com.br
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