Banner2012

Banner2012

Wednesday, December 08, 2010

Museu BMW - Curitiba

Retornando....

Estava pensando neste final de semana o que eu poderia escrever de interessante que justificasse meu desaparecimento!! Então, a primeira providência é agradecer o puxão de orelhas de alguns de vocês, que me escreveram reclamando pela ausência.

Deixo aqui meu pedido de desculpas, estive viajando, mudando de endereço de trabalho, e outras grandes mudanças... algumas viagens, umas pertinho, outras bem distantes, e as coisas foram ficando pra depois. Então, pensei em juntar as informações que colhi sobre motinhos e seus tripulantes nas andanças que fiz, sendo assim, começarei por pertinho!

Estive visitando um Museu bárbaro... coisa de gente apaixonada por motos pra valer, que dedica seu tempo e esforços sem medi-los. Ainda bem que a família foi contagiada pelo mesmo bichinho, e participa ativamente de todo o processo, senão a casa cairia!!

Falo do Museu de Motocicletas BMW de Curitiba. Tive o privilégio de conhecê-lo num destes momentos que o Sr. João Carlos, sua esposa e filho proporcionam aos poucos sortudos não menos apaixonados que eles!
Ao chegarmos fomos recepcionados com um coquetel e uma pequena apresentação em audiovisual sobre o Museu, e logo na entrada tinha uma enorme fotografia na parede com a seguinte inscrição:



“Você esta entrando num espaço onde se respira o motociclismo e naturalmente uma questão vem à cabeça de todo o motociclista: Qual a melhor motocicleta? A melhor motocicleta pode ser a mais confortável, como pode ser a mais resistente ou a mais esportiva, depende do interesse de cada pessoa. Porém apenas uma marca demonstra a preocupação em reunir o maior numero de qualidades em suas motocicletas e esta marca é da BMW. Desde seu primeiro modelo, a BMW R32 de 1923, percebemos o objetivo da BMW de produzir motocicletas a frente do seu tempo. Sempre apresentando tecnologias inovadoras, a BMW se destaca na evolução das motocicletas, assim como as motocicletas são de total importância na história da empresa. Em 1919 quando a Alemanha foi proibida de fabricar armas de guerra, a opção da BMW foi fabricar motores de motos, no final da 2º Guerra Mundial quando 4 de suas 7 fábricas estavam destruídas, a empresa se reergueu vendendo motocicletas. Durante os anos 60 a situação se inverteu, e com a popularização do automóvel a venda de motocicletas despencou fazendo com que dezenas de fábricas de motos fechassem. Mesmo assim a BMW acreditou na qualidade superior de suas motocicletas e respondeu lançando novos modelos e estabelecendo-se definitivamente como a mais respeitada marca de motocicletas do mundo. Nós do museu de Motocicletas BMW Curitiba temos o orgulho de participar de uma pequena parte desta história, usufruindo destas máquinas maravilhosas em aventuras inesquecíveis e com muito esforço mantendo-as para que possa ser apreciadas por todos.”


À principio era uma modesta coleção, com alguns carros no meio e um hobby. Mas com o tempo, passou a ser um trabalho de pesquisa, objetivo de viagens e garimpo de relíquias por esse mundo afora. Foram-se os carros, e o assunto ficou exclusivamente motos BMW. O Museu então, teve início em 1975 com a primeira motocicleta, a BMW R61, de 1938.


Tivemos o prazer de ouvir os motores roncando das motos como a BMW R2 acima, de 1923, ou a BMW R75 com side-car que parece ressurgir da Segunda Guerra Mundial... algo de arrepiar. E assim, todas as outras foram ligadas e ouvimos seus motores, afinados e perfeitos!

Sem contar a estrutura, com dois pisos, com as motos separadas pelas suas décadas (de 1929 a 1950 no andar superior e de 1960 até 1990 no inferior)e cada qual sobre uma plataforma giratória e iluminação própria, além de um painel com seus dados técnicos, ano de fabricação e etc.

Tive o prazer de compartilhar esse momento com motociclistas de São Paulo, Rio de Janeiro além dos paranaenses, pois como parte de seu acolhimento, além de nos mostrar suas raridades em perfeito estado de conservação e funcionamento, o Sr. João Carlos Ignaszewski e sua gentil esposa Yara e seu filho Maurício nos presentearam com um jantar servido logo ao lado das motos num pequeno espaço Gourmet, suavemente decorado e deliciosamente bem servido.

Preciso agradecer ao meu amigo Sr. Harry Françóia, Presidente do BMW Motoclub, que me apresentou á família e sua linda coleção (atualmente 40 motocicletas).

Abraços, Julie M.

No comments: