Banner2012

Banner2012

Saturday, June 23, 2012

MAIS GIRLS....

Olá....

Peguei emprestada a publicação da  Vanessa Dayane, www.motocombatom.com.br para complementar  o artigo anterior, pois apenas abri com a Elena Rossel, à título de mostrar a todos que as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço em um mundo outrora masculino por essência.

Esta visibilidade está sendo adquirida com qualidade e seriedade, muita competência e bravura. Não tem nada de especial ou diferenciado para atender nossa parcela feminina nas pistas. Dividimos os mesmos espaços dos homens!

A boa notícia é que já está em andamento a Categoria Feminina de Motovelocidade, sendo alinhavada com muita garra pela própria Vanessa Dayane de Brasília que reunirá pilotAs de todo o país. Sim, temos representantes em muitos estados, Minas, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Brasília, Paraná, Santa Catarina... Enfim, muitas mulheres vestindo seus macacões e apostando suas economias, pois não temos histórico ainda para conseguir patrocínios com facilidade, então muitas de nós utilizamos nossas próprias motos de passeio e vamos paras as pistas com nossos próprios recursos.

Aliás, esta é uma questão delicada que merecerá um capítulo à parte, quando irei falar sobre esta nova Categoria, a  categoria “Batom”, a mais charmosa da motovelocidade do Brasil e a única exclusiva para mulheres que foi lançada no último dia 20 de Maio, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Aguardem!


Hoje, já estamos no Campeonato MUNDIAL de Motovelocidade, com a espanhola Elena Rossel. Em 2006 publiquei sobre o TROFEO ITALIANO MOTOCICLISTE e a  European Women Cup (http://juliemotovelocidade.blogspot.com.br/2006/01/homenagem-gabriela-rodrigues-in.html) onde já tinhamos uma brasileira participando, a paulista Gabriela Rodrigues radicada na Itália e infelizmente falecida - em pista - naquele mesmo ano.


Aqui no país, também em  2006 publiquei sobre a Ana Lima, a "japonesinha voadora" que foi a primeira mulher a vencer um Campeonato Nacional de Motovelocidade (http://juliemotovelocidade.blogspot.com.br/2006/10/motovelocidade-sexta-etapa-do.html) . Temos também a Tatiane Berger na Categoria 600 Hornet (http://juliemotovelocidade.blogspot.com.br/2010/09/primeira-mulher-na-categoria-hornet.html), a Erika Cunha no 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Motovelocidade de SP (http://juliemotovelocidade.blogspot.com.br/2011/06/bela-e-fera.html).


No SuperBike, em 2011, já vimos a Cris Trentin ( http://juliemotovelocidade.blogspot.com.br/2006/01/homenagem-gabriela-rodrigues-in.html), nas 500 Milhas de Interlagos de 2012 vimos a Erika Cunha, a Lizete Cordova, a Cláudia Guapo e a Gabi Racing (http://juliemotovelocidade.blogspot.com.br/2012/02/mais-um-final-de-semana-emocionante.html) .


Na abertura da temporada 2012 do Moto GP- Brasileiro, temos uma representante feminina, a Babi Paz.
A temporada 2012 do Moto 1000 GP terá sequência no mês de julho, com corridas das três categorias no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Depois a competição passará por Curitiba (PR), Santa Cruz do Sul (RS), Cascavel (PR) e Jacarepaguá (RJ). A competição conta com patrocínio de Petrobras, Lubrax, BMW Motorrad e Michelin, além do apoio de Beta, Shoei, Servitec, Tutto Moto e Bell.  Mais informações podem ser obtidas através do site http://www.moto1000gp.com.br/index.php


Os treinos classificatórios deste sábado (16) definiram a ordem de largada das três categorias que compõem o grid do Moto 1000 GP, cuja etapa de estréia na temporada 2012, o GP Petrobras.

GP Light
Nos classificatórios, no dia 16 de junho, o resultado foi:
43) 16 Babi Paz (RJ/ SBK Rio), BMW S1000RR, 2min01s747

No domingo, dia 17 de junho, no Autódromo José Carlos Pace, depois de 12 voltas, o resultado final da GP Light na primeira etapa do Moto 1000 GP em Interlagos foi o seguinte:
35º) Babi Paz (RJ/SBK Rio), BMW S1000RR, a 1 volta. Eram 46 participantes, sendo que seis deles não completaram.
Entrevista com Babi Paz: http://youtu.be/EapPaGiDc4E

A revelação das 1000 cilindradas 

Fonte: Moto com Batom - Texto e foto de Vanessa Daya

“No fim de semana do dia 03 de Junho, aconteceu em Interlagos a 5ª etapa do Mobil Pirelli Super Bike, com um público recorde de mais de 35.000 pessoas e muita emoção na pista e o Moto com Batom, é claro, fez a cobertura do evento com um olhar mais feminino e achamos não somente grandes nomes da Motovelocidade Brasileira, mas sim verdadeiras pedras preciosas das pistas, cada uma com uma história, um novo desafio e uma nova experiência.



A primeira vem da equipe BABI & SHAD e atende pelo nome de “Babi”, uma verdadeira RUBI, pedra extremamente rara na natureza que tradicionalmente é a pedra do anel dos advogados. A equipe conta ainda com o piloto Helder Shad e está sendo considerada a equipe revelação do campeonato.

Dona de uma simpatia adorável e uma equipe altamente profissional e bem estruturada, Barbara Paz, ou melhor, “Babi” Paz como é conhecida, tem 28 anos, é carioca, advogada, mãe, esposa e pilota que comanda, nas pistas, nada mais, nada menos que uma BMW 1000RR. Pilota em autódromos há 1 ano mas desde criança já tem intimidade com motos. É determinada e gosta da adrenalina acelerando forte, sem medo da aventura em alta velocidade. Babi estreou sua carreira de motociclista profissional nas “200 Milhas do Rio” agora em 2012, sendo campeã da categoria de 1000cc. E agora faz parte do seleto time de pilotas no Super Bike Series em São Paulo.

Barbara Paz, ou melhor, “Babi” Paz com a Daya

Barbara Paz, ou melhor, “Babi” Paz com a Daya

Ela é, simplesmente, a única pilota no Brasil e no mundo a participar de Campeonato de Motovelocidade na categoria Superbike 1000cc. Afirma Ricardo Veneziani – Team Maneger da equipe.
Nos treinos classificatórios de sábado, ficamos impressionados pelo profissionalismo e garra da pilota ao passar por uma experiência nada agradável em que foi atingida por outro piloto da categoria. A bela pilota simplesmente levantou, deu uma batidinha na poeira do macacão e voltou com tudo no último treino classificatório no mesmo dia.

Sobre a vaidade masculina Babi comenta: “Não é fácil, tem que ter muita calma, pois existem *alguns* homens que não aceitam competir com mulheres e acabam colocando em risco a mim e até a eles mesmos em algumas situações de ultrapassagem, mas futuramente teremos um grid feminino nas 1000cc e as coisas vão melhorar, Deus quiser.”

Quando questionada sobre o crescimento da participação feminina nas pistas, Babi afirma: “A gente passa um encorajamento. As mulheres que acham impossivel, quando nos veem nas pistas, ficam mais encorajadas e motivadas.”
E no próximo fim de semana, Babi Paz estréia no Moto1000GP como a primeira mulher a competir no campeonato.
A equipe BABI & SHAD Racing Team está completando seu 1° ano com grandes conquistas e vitórias. Foi convidada a participar do SuperBike Europeu de forma que, em breve, Babi estará aprimorando sua pilotagem nos países do velho continente.

No comments: