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Wednesday, May 11, 2011

XII MOTOSERRA...



XII MotoSerra chegando!!
Coloque seu equipamento e prepare-se para
viajar ao Sul...






Bento Gonçalves

Época de friozinho, propícia para visitar a Serra Gaúcha. Hospitalidade característica de nossa região, gastronomia impecável, os bons vinhos e a EXPOBENTO 2011. Junto a tudo isso, teremos o Motoserra, encontro motociclístico da região, que reúne os apaixonados pelas duas rodas!

Aliás, paixões não se discutem, ainda mais quando envolve cerca de seis mil pessoas em um mesmo local!  Assim, podemos definir o evento que chega a sua 12ª edição, o MotoSerra. O encontro ocorre no pavilhão “E” do Parque de Eventos de Bento Gonçalves é um dos grandes atrativos da ExpoBento 2011.  Área é coberta, fechada e abriga todas as motos dos participantes além das tendas de comércio. A abertura oficial será no primeiro dia da feira, 2 de junho, com a expectativa de reunir  motociclistas de vários estados brasileiros como ocorre a cada edição: apaixonados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além do Rio Grande do Sul todo e de países vizinhos como o Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile.

Segundo a coordenação do evento, haverão vários eventos na programação do encontro, dentre eles a Escolha da Rainha dos Motociclistas do Rio Grande do Sul, no sábado, dia 4 de junho elegendo a Rainha e as princesas para o período 2011/2012. É uma promoção oficial do calendário da Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul (AMO/RS). Além das bandas que farão a festa no palco do pavilhão E, e como sempre, estarão à disposição dos visitantes as tendas com produtos específicos direcionados aos motociclistas, desde pins e adesivos até capacetes, vestuário e etc.

A previsão do MotoSerra para 2011 é de que estejam em Bento, no período de 2 a 5 de junho, cerca de 300 motoclubes, reunindo aproximadamente seis mil motociclistas.

Fica aqui a dica para que vocês se programem, coloquem roupitchas de frio na mochila, ou  no alforge, na mala de rabeta, equipem suas parceiras e venham apreciar as delícias da nossa terra. Espero encontrar muitos de vocês!  Ah!! Lembrem-se que bebida e pilotagem (direção) não combinam... então, enquanto apreciarem os bons vinhos da terra, deixem suas motos guardadinhas!!!

Venham... Quero publicar fotos de cada um de vocês que eu encontrar!

Beijos e até breve! Julie M.                                                               j.n.m@terra.com.br










Monday, March 07, 2011

Dia 8 de março é o Dia da Mulher...

Notícias sobre elas? Muitas...

Quando estive nas 500 milhas de Interlagos, na metade de janeiro, observei que haviam garotas devidamente equipadas treinando na escola e participando da prova...

 Participação tímida, modesta, considerando a quantidade de “meninos”, mas brava, muito corajosa.





Na mesma semana, no Street Fighters Bar estávamos em 5 Demotonaestrada Ladies...



Lembram das harlistas que escrevi há um bom tempo atrás (www.motoesporte.com.br/juli/21-07-2008.htm) sobre suas aventuras? Pois bem, continuam com seus passeios (Rio/Chile/Patagônia/etc...) e agora envolvidas em algo bem maior: recebi da Valéria Aranha um convite para o 1° Brazilian Lady Biker, em Penedo(RJ) de 18 a 20 de fevereiro, junto com as Ladies of The Road. Fiquei feliz, as mulheres de São Paulo e as do Rio de Janeiro se mobilizando para um mega-encontro unindo as cidades num só evento. Pena que estou longe...






Ainda em fevereiro iniciou outra mídia digital, abrindo seu espaço com um vídeo-entrevista (http://bestriders.com.br/?p=765): 4 motociclistas bem distintas, uma policial, uma motogirl, uma pilota de provas e uma pilota de sempre, nossa Fernanda (Demotonaestrada Lady). Todas contando um pouquinho da sua história e incentivando a mulherada a começar pilotar, com tranqüilidade, equipadas.


Em seguida abro outra revista, desta vez impressa,a Riders e lá estão as Ladies of The Road...again! Super espaço, muitas fotos e numa revista bárbara, de excelente qualidade!

Por fim, recentemente tive a alegria de ganhar duas parceiras para estrada aqui no sul, bem motorizadas com suas lindas Hondas (Ilaine com a 1000 e Tati com 600 RR). Ou seja... a mulherada está tomando conta mesmo!!!


 
Motociclistas, rendam-se... as motinhos deixaram definitivamente de ser brinquedinhos só de meninos...

VIVA as mulheres!! Viva a nós motociclistas e todas as outras... neste dia e em todos os outros também!!!!

Super Beijo, Julie M.



Wednesday, February 16, 2011

Sonhos....

Tenho uma frase, ou melhor, um pequeno texto que não canso de repetir,  e quando vi este vídeo ficou ainda mais claro, pois são as sensações, os sonhos, os desejos de quem apenas pilota... sabe!

"Ser motociclista é mais que uma paixão, é um estilo de vida! Admirado por uns, odiado por outros. Apenas quem sente a emoção, a adrenalina, de comandar estes bólidos com a cavalaria pulsando sob você, pode dizer do que falo.
Seriam possíveis aqui várias analogias... Mas quem pilota, sabe!"

Beijos, Julie M

Saturday, February 05, 2011

Alguns sábios ditados...


E Motociclismo… Lógico!!

2010 terminou com fogos de artifício e quiçá, uma nova perspectiva para o país. Paixões, religião e política são assuntos delicados, cada qual tem suas razões, necessidades e objetivos. Sou uma pessoa que acima de tudo acredita que poderá existir um momento de felicidade e paz a todos que se dedicam, com honestidade, educação, bons princípios a tornar a vida melhor.


Recebendo instruções para a pista...
 



Sinceramente, meu ano não teve um happy end, foi sem festejos e nem grandes alegrias. Foi um término sem graça, sem brilho, mais para dia da semana igual a todos os outros do ano. Mas isso ocorreu por conta de um super balanço geral. Ou seja: quais as metas daqui pra frente?
Eis que, aquele sábio ditado, “há males que vem para o bem” somado a outro que diz “se te derem um limão faça uma limonada (ou caipirinha)”; vieram a calhar! É nestes momentos se produz com mais criatividade, com mais garra, principalmente por que é a oportunidade única de crescer por justamente ter saído da zona de conforto.

Ah! Tem outro ditado que fala mais ou menos assim: Se você não for motociclista não irá entender a emoção que sinto. Ou então: quatro rodas movem o corpo, duas rodas movem a alma… e por aí vai!

Fui gentilmente arrancada da minha zona de conforto, por assim dizer e muitos pensamentos me ocorreram, coisas a fazer, fatos, pessoas, tudo que estava em meu entorno mereceu uma avaliação mais apurada e AÇÃO. Lógico que contando assim parece simples, mas não foi. Muitas lágrimas, muitas escolhas.
Ces’t la vie.

Resolvi concentrar-me na Vicky e em mim. Vicky vai ganhar uns presentinhos que em breve mostrarei através de fotos para vocês, e eu ganhei mais, muito mais!

Permiti-me conhecer mais e melhor algumas pessoas, melhores amigos e melhores oportunidades. Ganhei uma irmã de coração, a Sephora, concretizei um sonho (ser garupa do Leandro Mello em Interlagos), conheci Seu Pedrão, pai de Leandro, uma figura carismática, gentilíssima e de um coração imenso.

Seph, minha querida, Seu Pedrão Mello, MotorsCo

Tive oportunidade de visitar algumas lojas na Rua Clodomiro Amazonas onde fui extremamente bem recebida. Vi novidades em equipamentos tanto para nós pilotos quanto para nossas motinhos (quick shift que permite programar em qual fração de segundo queremos a troca seqüencial das marchas ou um macacão com air bag feito sob medida, por exemplo). Tecnologia de ponta. Em outras palavras, segurança total!

Priscila querida da Motostore


Momento Fast Bikes de tiete na moto super mega cheia de acessórios e logo abaixo o Seu João!


Conheci também a simpatia do Seu João, considerado o melhor lavador de motos do país, que já foi entrevistado por grandes emissoras de TV nacionais; e mais, conheci pessoalmente o grupo paulista DeMotoNaEstrada.com.br que me recebeu no Street Fighters Bar com muita alegria. Constatei que neste pequeno grupo já são cinco pilotAs. Não é bacana?
Michele, Sephora, Keila e Fernanda, Street Fighters  Bar do amigo Armando!

Ah e a cereja do bolo? O querido menino prodígio Eric Granado. Um pequeno grande piloto e que vai nos orgulhar muito por este mundo afora, por que aqui ele já faz parte da história do motociclismo brasileiro.
Eric Granado!!
Enfim… overdose de motociclismo, a minha droga mais viciante!

Obrigada do meu coração aos Eduardos todos que tornaram esse artigo possível (Wermelinger, Dudu Rush, Suguimoto,…), Street Fighters, MotorsCo, DEMOTONAESTRADA e a querida Seph que me recebeu com todo carinho em São Paulo City!

Como já disse em outras ocasiões:

Ser motociclista é mais que uma paixão, é um estilo de vida! Admirado por uns, odiado por outros. Apenas quem sente a emoção, a adrenalina, de comandar estes bólidos com a cavalaria pulsando sob você, pode dizer do que falo.

Seriam possíveis aqui várias analogias... Mas quem pilota, sabe!

Beijos, Julie M

Friday, February 04, 2011

Alguns sábios ditados… E Motociclismo… Lógico!!

Alguns sábios ditados… E Motociclismo… Lógico!!


Minha querida Vanessa deu-me o privilégio de constar na página naugural do novo site

MOTOCOMBATOM.COM

Obrigada, Vanessa, milhoes de sucesso e felicidades

Julie

Wednesday, January 05, 2011

Roupas para a motociclista

Roupas para a motociclista



Olha aí eu de novo!!!!!

Desta vez BY Motomaniabrasil (SP), meu amigo Benê prestigiando!!!

PilotAs: teria um plus a fazer no artigo. O modelo YOYO é de quando escrevi este texto, 2005. Hoje a Dainese tem outros modelos, o sucessor do YOYO foi o YU, foi, por que já não tem mais... e a Alpinestar, além da linha Stella, tem um macacão feminino bem bonito que, por coincidência claro, se chama Julie!!!! rs...




beijos, Julie M.

Tuesday, December 21, 2010

Banner




Para terminar este, e iniciar o próximo ano, fiz um banner novo, espero que gostem...
beijos
JulieM.

Wednesday, December 08, 2010

NATAL...



Moto, motor, motivação, meta, motivo, motinho.

Estou aqui a pensar no final do ano, Natal, Revellion, festas, alegrias, encontros e desencontros. Difícil não pensar no balanço de final de ano também. Nas coisas feitas, objetivos concretizados, conquistas, aprendizados, enfim, estou mais a pensar no saldo do ano.
Como me sai?
Tornei-me uma pessoa melhor que há doze meses? I hope so...
Se houve saldo, já temos alguma coisa. Separando a vida em setores distintos e observando-os de forma positiva, eu diria que tive um excelente ano. Foram pequenas grandes descobertas pessoais, mudanças profissionais e, culturalmente, um espetáculo à parte.
Novos conhecidos, novas propostas, alguns novos amigos, networking aumentando qualitativamente e um redesenho de desejos adormecidos.

Queria encontrar uma mensagem de Natal especial onde pudesse deixar registrado meu carinho e meu muito obrigado a todos que me acompanharam por estes meses de 2010, mas sinceramente, nem procurei!
Preferi começar a escrever e deixar que meu sentimento fluísse nestas linhas e tomasse corpo de forma que todos vocês pudessem sentir-se abraçados e recebessem meu sorriso de agradecimento pelos meses de companhia que me fizeram, pelos e-mails que me foram enviados, pelas sugestões, pelas críticas, pelas amizades criadas e outras fortalecidas.

Amigos motociclistas,
Amigos leitores,
Amigos parceiros,
Amigos reais
Amigos virtuais,
Amigos de sempre,
Amigos recentes...

FELIZ NATAL, FELIZ 2011 E QUE OS SONHOS E DESEJOS DE TODOS VOCÊS SE MATERIALIZEM COM ALEGRIA, SATISFAÇÃO E PERSEVERANÇA,
QUE CONSIGAMOS UM 2011 MELHOR, COM MENOS ACIDENTES DE MOTOCICLETA, COM MAIS EDUCAÇÃO, COM MAIS CONSCIÊNCIA COLETIVA.



Super beijo, Julie M.

IN-Segurança...

Para compensar meu afastamento, seguem algumas reflexões que são pertinentes em meio aos atuais acontecimentos no país. Sempre falo sobre segurança, educação e respeito no e para o trânsito. Comportamento adequado de nós motociclistas e motoristas para uma harmoniosa convivência, menos acidentes, menos sustos, menos fatalidades.

Mas e a nossa segurança enquanto indivíduos, cidadãos, pagadores de impostos (afff e quantos...) onde é que fica?

Lamentavelmente estamos vivenciando –alguns in loco, outros pela mídia- uma guerra ao narcotráfico. Triste situação a que chegamos. Termos de declarar guerra para re-conquistar o que nunca deveríamos ter perdido, nossa liberdade de ir e vir com segurança e respeito.
Todos que tem assistido os noticiários, ou acompanhado pela internet, twitter e outros sites puderam ver a quantidade de motocicletas apreendidas (329) nestas incursões aos bairros comandados pelo narcotráfico.



Como sabem, participo de vários grupos de motociclistas pelo país e a cada tanto ouço as queixas de seus integrantes pela insegurança que eles têm ao sair com suas motos. Recentemente, um casal muito querido de São Paulo teve suas motos roubadas. Uma foi num cruzamento há algumas quadras de sua casa e muito próximo a uma delegacia de polícia e a outra em poucas semanas depois. Por sorte ambos perderam apenas seu objeto de prazer, lazer, diversão e não se machucaram; obviamente as motos tinham seguro.

O bem material já foi reposto, mas como ficaram estas pessoas? Quem irá repor a sua perda emocional, a sua credibilidade de que existe um sistema para protegê-los? Quem irá sossegar estas pessoas para que elas possam manter seu prazer e sua liberdade de ir e vir com suas motos, objetos de prazer e conquista? São apenas mais duas pessoas que não se acovardaram, repuseram seu patrimônio e voltaram aos seus passeios, mas se já saiam intimidados e angustiados, temerosos por alguma coisa, sairão ainda mais.



Porque comento isso? Por que isso tudo é um circulo vicioso. Parte destes roubos é culpa de alguns proprietários de motos que compram peças de suas motos em mercado duvidoso. Gerando demanda de mercado, oferta e conseqüentemente, roubo. E para completar o ciclo, os valores dos seguros ficam estratosféricos.



Quem nunca ouviu falar do mercado “negro” especializado em peças de moto em São Paulo? E que se não há a peça que você precisa naquele dia, logo, logo ela aparece! E bem baratinha...

O que será que precisaremos fazer para ter a atenção do Estado em relação ao cerceamento que estamos sofrendo, pois estamos sendo privados de usufruir de nossas conquistas e de nosso prazer, além do direito mais claro e óbvio previsto em Constituição, a nossa liberdade.

Quem não pilota talvez ache um exagero da minha parte estar levantando esta questão, uma vez que o ataque definitivo contra o narcotráfico é uma gloriosa conquista. Porém quem pilota sabe da frustração que sentimos quando nos vemos acuados e impossibilitados apenas de passear, de termos que selecionar um roteiro de acordo com as estatísticas de assaltos ou precisarmos de “escolta”.

É meu desabafo e é apenas para reflexão! Eu ainda posso sair com a minha YZF R1 para ir ao trabalho ou qualquer outro lugar, mas sei que não posso mais pensar em sair sozinha (como fazia há alguns anos) para uma auto-estrada e rumar para outro estado. Daqui um tempo, terei que me desfazer do meu prazer conquistado apenas para manter minha integridade emocional, ou quiçá, vida e adeus Vicky!





Abraços, Julie M.

Museu BMW - Curitiba

Retornando....

Estava pensando neste final de semana o que eu poderia escrever de interessante que justificasse meu desaparecimento!! Então, a primeira providência é agradecer o puxão de orelhas de alguns de vocês, que me escreveram reclamando pela ausência.

Deixo aqui meu pedido de desculpas, estive viajando, mudando de endereço de trabalho, e outras grandes mudanças... algumas viagens, umas pertinho, outras bem distantes, e as coisas foram ficando pra depois. Então, pensei em juntar as informações que colhi sobre motinhos e seus tripulantes nas andanças que fiz, sendo assim, começarei por pertinho!

Estive visitando um Museu bárbaro... coisa de gente apaixonada por motos pra valer, que dedica seu tempo e esforços sem medi-los. Ainda bem que a família foi contagiada pelo mesmo bichinho, e participa ativamente de todo o processo, senão a casa cairia!!

Falo do Museu de Motocicletas BMW de Curitiba. Tive o privilégio de conhecê-lo num destes momentos que o Sr. João Carlos, sua esposa e filho proporcionam aos poucos sortudos não menos apaixonados que eles!
Ao chegarmos fomos recepcionados com um coquetel e uma pequena apresentação em audiovisual sobre o Museu, e logo na entrada tinha uma enorme fotografia na parede com a seguinte inscrição:



“Você esta entrando num espaço onde se respira o motociclismo e naturalmente uma questão vem à cabeça de todo o motociclista: Qual a melhor motocicleta? A melhor motocicleta pode ser a mais confortável, como pode ser a mais resistente ou a mais esportiva, depende do interesse de cada pessoa. Porém apenas uma marca demonstra a preocupação em reunir o maior numero de qualidades em suas motocicletas e esta marca é da BMW. Desde seu primeiro modelo, a BMW R32 de 1923, percebemos o objetivo da BMW de produzir motocicletas a frente do seu tempo. Sempre apresentando tecnologias inovadoras, a BMW se destaca na evolução das motocicletas, assim como as motocicletas são de total importância na história da empresa. Em 1919 quando a Alemanha foi proibida de fabricar armas de guerra, a opção da BMW foi fabricar motores de motos, no final da 2º Guerra Mundial quando 4 de suas 7 fábricas estavam destruídas, a empresa se reergueu vendendo motocicletas. Durante os anos 60 a situação se inverteu, e com a popularização do automóvel a venda de motocicletas despencou fazendo com que dezenas de fábricas de motos fechassem. Mesmo assim a BMW acreditou na qualidade superior de suas motocicletas e respondeu lançando novos modelos e estabelecendo-se definitivamente como a mais respeitada marca de motocicletas do mundo. Nós do museu de Motocicletas BMW Curitiba temos o orgulho de participar de uma pequena parte desta história, usufruindo destas máquinas maravilhosas em aventuras inesquecíveis e com muito esforço mantendo-as para que possa ser apreciadas por todos.”


À principio era uma modesta coleção, com alguns carros no meio e um hobby. Mas com o tempo, passou a ser um trabalho de pesquisa, objetivo de viagens e garimpo de relíquias por esse mundo afora. Foram-se os carros, e o assunto ficou exclusivamente motos BMW. O Museu então, teve início em 1975 com a primeira motocicleta, a BMW R61, de 1938.


Tivemos o prazer de ouvir os motores roncando das motos como a BMW R2 acima, de 1923, ou a BMW R75 com side-car que parece ressurgir da Segunda Guerra Mundial... algo de arrepiar. E assim, todas as outras foram ligadas e ouvimos seus motores, afinados e perfeitos!

Sem contar a estrutura, com dois pisos, com as motos separadas pelas suas décadas (de 1929 a 1950 no andar superior e de 1960 até 1990 no inferior)e cada qual sobre uma plataforma giratória e iluminação própria, além de um painel com seus dados técnicos, ano de fabricação e etc.

Tive o prazer de compartilhar esse momento com motociclistas de São Paulo, Rio de Janeiro além dos paranaenses, pois como parte de seu acolhimento, além de nos mostrar suas raridades em perfeito estado de conservação e funcionamento, o Sr. João Carlos Ignaszewski e sua gentil esposa Yara e seu filho Maurício nos presentearam com um jantar servido logo ao lado das motos num pequeno espaço Gourmet, suavemente decorado e deliciosamente bem servido.

Preciso agradecer ao meu amigo Sr. Harry Françóia, Presidente do BMW Motoclub, que me apresentou á família e sua linda coleção (atualmente 40 motocicletas).

Abraços, Julie M.

Thursday, September 23, 2010

Moto-Aventura off road pela água com Simon Birrer de BMW R1200 GS




Este POST foi "roubado" de meu amigo Eduardo Wermelinger, do seu site WWW.ROTAWAY.COM.BR para o qual convido a todos que me lêem a clicar!!
As fotos são divinas, as rotas são encantadoras e os textos inspiradores!!! boa viagem no Rotaway by Edu!!

Baci mile a tutti!!
Julie M.

Tuesday, September 14, 2010

PRIMEIRA MULHER NA CATEGORIA HORNET

Categoria 600 Hornet recebe primeira mulher no Racing Festival



Tatiane Berger é a convidada da quarta etapa da competição, nos dias 25 e 26 em Curitiba (PR).

Pela primeira vez, uma mulher vai integrar o time dos cerca de 60 pilotos que participam do Racing Festival. A paranaense Tatiane Berger é a convidada da categoria de motos 600 Hornet para a quarta etapa da competição, marcada para os dias 25 e 26 de setembro. O evento, que será realizado no Autódromo Internacional de Curitiba, conta ainda com duas modalidades de carros: fórmula e turismo.

Aos 32 anos, Tati - como é chamada – é advogada e só comprou a primeira moto há dois anos. “Eu não sabia nem andar. Deixava um bilhete na moto do meu vizinho pedindo para ele me avisar quando fosse sair e aos poucos fui aprendendo”, lembra.

Depois das aulas do vizinho, Tati resolveu fazer um curso de pilotagem que era aplicado no Parque Ibirapuera, em São Paulo - onde morava na época - para ter mais segurança nas ruas. A surpresa foi quando ela começou obter bons tempos nos "track days" - dias em que os alunos corriam no autódromo.

Assim, um ano depois de comprar a primeira moto, Tati entrou no mundo das competições. Praticante de paraquedismo há 15 anos, a piloto sempre teve no esporte o que considera o seu maior prazer.




Acostumada a competir com homens, Tati faz um treinamento especial para aguentar o peso das corridas e se aproximar do mesmo nível deles. “São exercícios aeróbicos e voltados para o fortalecimento das coxas. Como nós [mulheres] somos mais leves, temos que usar muito mais a perna e o braço", explica. "Minha paixão na vida é a velocidade. E é algo que eu nem sei explicar o porquê", completa a piloto.

A categoria 600 Hornet do Racing Festival 2010 tem patrocínio da Honda, Banco Santander, Advance (Shell); co-patrocínio da Pirelli, Aymoré Financiamentos e apoio da Revista da Moto!

4ª etapa – Racing Festival
Dia: 25 e 26 de setembro
Cidade: Curitiba (PR)
Local: Autódromo Internacional de Curitiba
Endereço: Av. Irai, 16 – Pinhais – Curitiba (PR)
Ingressos: gratuitos

Dados da VIPCOMM – Agência de Comunicação, site www.vipcomm.com.br, em 13 de setembro de 2010.

Thursday, September 09, 2010

FELIZ DIA DA VELOCIDADE, 9 DE SETEMBRO!!



Hoje eu recebi um e-mail sobre política (contrário a minha opinião) mas não pude deixar de observar que o conteúdo do e-mail estava embasado apenas em dados estatísticos e iniciava dizendo algo do tipo que a opção é de cada um, mas os números nunca mentem. Matemática é sempre matemática!

Então, resolvi fazer meu artigo de setembro, comemorando o Dia da Velocidade, dia 9, apenas reiterando o assunto que sempre escrevo, SEGURANÇA, RESPONSABILIDADE, EDUCAÇÃO, RESPEITO sem esmiuçá-lo desta vez, apenas lembrando que são quatro palavrinhas que podem mudar a vida de muita gente, fazendo uso delas ou não!


Voltando à matemática: pesquisei sobre os números do motociclismo, pois cada dia que passa, mesmo na minha cidade de aproximadamente 100 mil habitantes, as estreitas ruas estão cada vez mais entupidas de motinhos. Fiquei imaginando como estariam os números pelo país, em geral. Assombrei-me!!



Vou mostrar para vocês a razão de meu espanto. Aliás, apesar de pilotar uma 1000cc, nestes dias que estou de férias a tenho utilizado para meu deslocamento, pois o trânsito aqui é um caos (mais pela falta de educação e respeito, diga-se de passagem).

Então, somos um país com 9,4 milhões de motocicletas. No ano passado, 16,2% das famílias brasileiras andavam sobre duas rodas no país, o que é um avanço frente aos números de 2008, com 14,7%. A expansão das motos já faz com que, em alguns estados brasileiros, a participação delas seja superior à dos carros. É o caso de Ceará (19,7%), Piauí (30,8%) e Maranhão (23,6%).
Já havia percebido isso nesta mesma época em 2008 quando estive viajando pelo país (http://www.motoesporte.com.br/juli/05-09-2008.htm ). A região Norte apresentou percentual de domicílios com moto superior ao daqueles com carro (20,9% tinham motos e 18,0%, carros). Em 2009, a proporção de domicílios com automóvel foi de 37,4% - numa alta de um ponto percentual frente ao ano anterior. Nas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, a proporção de domicílios com carro é superior à de motos.


Ontem mesmo, assistia no Discovery Channel um programa sobre o trânsito nas grandes metrópoles e possíveis soluções, e a cidade exibida foi São Paulo (traçando comparativos com México, Londres e etc). O interessante foi quando um pesquisador provou em números por que o paulistano que tem um veículo (carro ou moto) não utiliza transporte urbano coletivo.

Este senhor fez um mesmo trajeto (de alguns quilômetros) com ônibus urbano, carro e moto:
a) com urbano, pagou o valor da passagem e levou cerca de uma hora para chegar ao destino, por exemplo;
b) com o preço da passagem do urbano ele pagaria o combustível do carro chegaria um pouco antes e com muito conforto;
c) com a moto ele chegaria mais cedo, com conforto de horários e ainda com mais economia no valor.
Ou seja, tendo alguma opção, é lógico que as pessoas superlotam as vias com seus carros e motos, pois o transporte coletivo é precário, demorado, pouco abrangente, desconfortável, e só será usado apenas por quem não tiver disponibilidade de outro meio.

Aí mostravam as cenas de engarrafamento das grandes avenidas com seus corredores lotados de motos, uma muvuca apavorante, uma selvageria.



Lógico! Agora teremos a explicação matemática: a produção de motocicletas subiu 16,8% em agosto no Brasil e atingiu 172.976 unidades neste mesmo mês, de acordo com balanço da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) em comparação com julho.
Em relação ao mesmo período de 2009, a alta foi de 7,4%. No acumulado do ano (janeiro a agosto), a produção registrou um aumento de 15,6%, com 1.186.624 unidades, contra as 1.026.226 unidades produzidas no mesmo período do ano passado. “Os dados seguem tendência de crescimento. A retomada do crédito, sinalizada por algumas instituições financeiras, deve incentivar ainda mais os consumidores. Estamos no caminho certo”, afirma em nota o presidente da Abraciclo, Jaime Teruo Matsui. Apesar dos bons resultados, o presidente da entidade ressalta que o desempenho do setor ainda está muito longe do registrado em 2008. “Ainda temos muito trabalho até recuperar os níveis de vendas anteriores”, diz.

Outro “agravante”: a queda de preços é quase o dobro da registrada em todo o ano de 2009 no setor. O preço das motocicletas já caiu 5,2% em 2010. Uma pesquisa realizada pela agência AutoInforme e pela Molicar, divulgada em agosto, mostra que a queda é quase o dobro da queda verificada em todo o ano passado (-2,83%).
Em julho, os preços caíram 0,89%, na quarta queda seguida no ano. Março foi o único mês de 2010 em que os preços tiveram aumento (de 0,01%). Em fevereiro, os valores praticados no mercado caíram 2,17% – a maior variação do ano até agora. O estudo avalia o “preço de verdade” dos veículos de duas rodas, aquele realmente praticado no mercado. Segundo a Autoinforme, os preços mostram queda mesmo com a retomada dos financiamentos a longo prazo e o aumento das vendas. Essa condição tem permitido a um maior número de pessoas o acesso à compra do veículo.

Em vista destes números todos e de que serão crescentes sempre, entretanto as ruas não irão alargar nem ficarão mais seguras, peço encarecidamente a todos que estiverem lendo:

SEJAM CAUTELOSOS, EDUCADOS, RESPEITEM O TRÂNSITO E LEMBREM QUE NÃO EXISTE PREFERENCIAL PARA QUEM ESTÁ DE MOTO E NEM SINAL VERDE!

VERIFICAR MAIS DE UMA VEZ AO PASSAR UM CRUZAMENTO MESMO TENDO PREFERÊNCIA DE SENTIDO OU DE SINAL TEM QUE SER UM HÁBITO, SOMOS O PARACHÓQUE E FICAREMOS COM A PIOR PARTE MESMO QUE TENHAMOS RAZÃO.
E FELIZ DIA DA VELOCIDADE (EM PISTAS)!!!



Minha amiga Seph!

Dados extraídos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), da ABRACICLO, do http://noticias.r7.com/economia/noticias/motocicleta-fica-5-2-mais-barata-em-2010-20100824.html e artigo escrito em homenagem a minha querida amiga Seph, de São Paulo.


Beijos, Julie M.