Banner2012

Banner2012

Wednesday, July 02, 2008

Outro sonho, possível...


... para muitos seres terrenos, portadores de boa conta bancária, bom gosto, sofisticados e très chic (só me falta a conta bancária!):






Isso sim, não é para qualquer um...
A linda Brutale 910 que aterrissou no Brasil recentemente.

A história da Meccanica Verghera Agusta, ou simplesmente MV Agusta, no ramo das motocicletas começou logo após a Segunda Guerra Mundial. Fabricava pequenas motos com motor de um cilindro, dois tempos e 98 cm3, para atender às necessidades da população por um transporte barato. Além disso, a marca também é conhecida por seus helicópteros e por ter acumulado muitos títulos em competições. No Mundial de Velocidade de 500 cm3 obteve 139 vitórias e conquistou 16 títulos. O consagrado piloto Giacomo Agostini faturou sete títulos montado numa MV Agusta.

Mesmo com a baixa que a marca enfrentou por mais de 20 anos, quase fechando as portas, em 1997 esse espírito vitorioso nas pistas não foi esquecido na idealização da F4. Utilizando moderníssimas técnicas de construção e materiais nobres (como nos caças), é considerada por muitos "o Ferrari das motocicletas". E de fato a marca do cavalinho empinado participou no desenvolvimento de seu motor, um 750 de quatro cilindros em linha e 16 válvulas radiais, que rende 126 cv a 12.500 rpm de potência e torque de 7,5 m.kgf a 10.500 rpm.

Outras informações a cerca da lendária marca:

A história da marca italiana MV Agusta é recheada de sofisticação e glórias nas pistas. Para reforçar ainda mais a fama, está produzindo o modelo F4 CC, considerada a moto mais cara do mundo. Serão fabricadas apenas 100 unidades e o preço é de 100 mil euros (R$ 275 mil). Serão comercializadas apenas 99, já que a número 1, vai ficar com o chefe, o lendário Cláudio Castiglioni (CC), presidente do grupo, integrado pela MV Agusta, Husqvarna e Cagiva, que, para batizar a moto, exigiu alta performance e exclusividade.

O resultado é uma moto feita 90% artesanalmente, com materiais nobres e fornecedores especiais. O motor, projetado em 97, com quatro cilindros em linha, 750 cm³ e cabeçote desenvolvido com ajuda da Ferrari, foi aumentado para 998 cm³ e saltou para 1.078 cm³, na configuração da nova F4 CC. O motor ganhou outro cabeçote, com quatro válvulas radiais por cilindro (em titânio), novas bielas, pistãos, além da mapeamento da injeção eletrônica e novo escape, também em titânio.

O motor, preparado pela divisão de competições da marca (Reparto Corse), rende a bagatela de 198 cv a 12.200 rpm e torque de 12,8 kgfm a 9.000rpm. Uma incrível cavalaria capaz de levar a exclusiva MV Agusta F4 CC a superar os 300 km/h. Ironicamente, a fábrica afirma que o modelo é capaz de acelerar ainda mais, mas foi obrigada a limitar eletronicamente a velocidade por causa da capacidade dos pneus: na dianteira, de medida 120/70, e na traseira, 180/55. Ambos com especificação ZR, em aros de 17 polegadas de liga leve.

Para quem não as conhece, as jóias que levam esta assinatura são as seguintes:

F4 monoposto e F4 1+1 que permite levar um garupa, mas como sempre acontece nas esportivas puro-sangue, este não tem uma acomodação agradável. Nesse modelo há o detalhe do amortecedor traseiro "inteligente".

F4 SPR: tem a pintura da carenagem em preto-fosco, mas é mais apimentada, com motor de 146 cv a 13.000 rpm, e tem a opção de escapamento de competição. SPR significa sport production, ou produção visando às corridas.

F4 Senna
: segue a mesma tendência. Foi uma série limitada com a carenagem também preta e o logotipo característico do "S" em vermelho, assim como as rodas. Seu motor possui 140 cv e há opção do escapamento esportivo.

F4 Serie Oro: ou série ouro, é sem dúvida a mais exclusiva de todas. Tem as rodas e a balança traseira fabricadas em liga de magnésio, o que ocasiona um peso bem menor e um desempenho ainda melhor. Inicialmente foram produzidas 200 unidades, mas devido à procura, foram feitas mais 100. No Brasil há apenas duas unidades.

F4 Brutale: idealizada para os fãs do estilo naked, de motos sem carenagem. Com isso, ressalta-se o belo motor de 750 cm3 e o quadro treliça fabricado na liga de cromo-molibdênio, lembrando em muito a Ducati Monster. Como na versão carenada, existe a Serie Oro, com rodas e balança traseira de liga de magnésio.



(todas informações foram tiradas da internet,num mix de váaaaaaaaaaarios autores)

Sonhar sempre é possível!!!

Já postei aqui algumas das minhas bikes prediletas, eleitas como donas de uma vaga na minha garagem, se possível fosse!
Junto delas (plural, por que como falamos de sonhos, seria mais de uma certamente)eu teria alguma coisa como as que vou mostrar agora pra vocês. Não necessariamente a cor, o grafismo, a cilindrada ou a marca, apenas idéias, boas e lindas idéias!







Não são lindas?
Vou procurar mais...

Thursday, June 19, 2008

IX MOTOSERRA

Mais uma vez, em meio ao frio da serra gaúcha nossos bravos companheiros motociclistas, esta tribo pra lá de irada e metida, que nem o frio e a chuva conseguem afugentar, compareceram em massa ao Encontro de Motociclistas da Serra Gaúcha, o IX MOTOSERRA. O evento foi nos dias 6, 7 e 8 de junho.




Cheio, muito cheio de motociclistas de todas as partes...
Um espetáculo de cores, roncos, cilindradas, estilos e formas...
Flashes estourando por todos os lados... E alguns insatisfeitos com a campanha zoeira estou fora, estalando seus motores... Normal, essa é a festa!


Muita gente bonita, um desfile de bons equipamentos, incrementando o visual e fechando com chave de ouro o quesito segurança individual! A chegada de tantas marcas ao Brasil e a queda da moeda estrangeira tem viabilizado a compra de equipamentos de ponta, altamente tecnológicos a muitos pilotos e seus caronas. Vemos hoje nas ruas equipamentos o que víamos apenas em pistas e isso é muito bom!
Quem não apareceu por aqui poderá conferir todas as fotos (que não são poucas) do evento no site www.inema.com.br e verão que não foi brincadeira! Essa é a minha cidade... Bento Gonçalves.
Super beijo


Julie

ps: Como sou uma das poucas mulheres que se habilitam a pilotar motos de grande cilindrada, aproveitei pra dar umas voltinhas entre as motos, zigue-zagueando pelos corredores e bisbilhotando as belezocas que tinham vindo: vi muita moto novinha, muita coisa linda... Hayabusa ainda estalando de tão nova, Kawas ZX10 e ZX14, muitas R1, R6...Hondas também, Suzukis então, nem se fala, pois estão tão acessíveis em preço, que vendem como água... Os “harleteiros” em peso, e devidamente trajados, no mais alto estilo “HD”. Super fashion!
Pena que ainda não vemos Triumphs e Buells por aqui, e Ducati, bem, só a desta que vos fala.... rsrsrsr



Ahhh... e a Gisele (do site Sobremotos) também noticiou o IX Motoserra... vejam: http://sobremotos.solupress.com/sobremotos/news/articles/article699.asp

Wednesday, June 11, 2008

ELETRIC BIKES & URGÊNCIA NA EDUCAÇÃO NO E PARA O TRÂNSITO...



Voltou a cobrança do selo holográfico do INMETRO e os adesivos refletivos. Por mais que tenhamos exaurido o tema, eis ele de volta! Estava atenta ao andamento do retorno da cobrança, e na segunda-feira, dia 2 de junho já reiniciaram as blitzes em minha cidade.
Numa delas, um repórter da rádio local foi entrevistar o oficial responsável pela fiscalização, perguntando sobre as regras, a lei, e qual a orientação que estava sendo cumprida naquele momento. Vocês não acreditariam, eu precisava poder colocar a gravação da entrevista nesta minha coluna!

O oficial no comando da operação não sabia nem dizer para que havia vindo ao mundo, que dirá para que estava lá parando motociclistas...Não soube falar, convictamente, a lei de referência. Quando indagado sobre a proibição das viseiras fumês, chegou dizer que as viseiras prateadas e douradas eram também proibidas. Mas não soube dizer que isso ocorreria à noite, ou em qual situação. Não soube falar sobre os refletivos, sobre as exigências em geral. Foi redundante, gaguejante, e por fim nada disse...
No dia seguinte, o depósito de veículos irregulares apreendidos estava com uma fileira de motos gerando transtornos e gastos a todos os motociclistas que estavam sem os adesivos refletivos e/ou selo do INMETRO.





Como educar para o trânsito desta forma?
Queremos segurança sim, no trânsito, mas efetiva e com EDUCAÇÃO!



Se é segurança da população que “estamos” pensando, então a primeira medida deveria ocorrer nos transportes coletivos, que levam nossa valorosa mão de obra e não vemos nenhuma medida, como cintos de segurança, materiais impacto absorventes, proibição com multas para as companhias que trafegassem com passageiros em pé, ou pendurados, como presenciamos diariamente nas grandes cidades do nosso país.



Isto sim seria uma medida onde qualquer um perceberia o REAL interesse por segurança, não ficarmos pagando impostos (leia-se DPVAT abusivo e IPVA) para que nossos policiais fiquem constrangendo os motociclistas procurando por selos e adesivos em capacetes... voltamos a história do Elefante passa enquanto procuramos a formiguinha...
Pensem!!!! Sabe porque não temos estas medidas, não é porque sou mais inteligente, é porque estou pensando na população e não em arrecadação!!!!!!!!!
Multar a prefeitura com ônibus irregulares, sem cintos jamais, pois fazem parte da estrutura, agora multar que utiliza um capacete sem adesivos é mais negócio... Pensem...Vejam o gráfico, é importante que se perceba o quanto urge educar e não apenas multar!

Taxas padronizadas de óbitos por acidentes envolvendo motocicletas (1995/2005)
Fonte: Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde

O segmento de duas rodas continua acelerado (algo positivo, economicamente falando), mas dessa forma terá de ser acompanhado pelas autoridades de trânsito das cidades e nossos legisladores.
Quando se comparam as vendas de janeiro deste ano com o mesmo mês do ano passado, o crescimento é de 17,8%. E no confronto deste primeiro bimestre com igual período do ano anterior, é ainda maior, 34,3%. Os dados são da Abraciclo, associação que reúne parte dos fabricantes do setor. O confronto de fevereiro contra janeiro deste ano até mostra redução de 10,6% nas vendas, mas não assusta Paulo Takeuchi, presidente da Abraciclo: “A queda nas vendas de fevereiro é conseqüência da ligeira desaceleração da produção, não irá comprometer a perspectiva de crescimento para este ano.”

É sabido que as motocicletas estão entrando no trânsito com extrema força, tanto pelo baixo custo de aquisição e manutenção, como pelas pessoas igualmente conscientes a respeito do cuidado com o meio-ambiente, emissão de gases poluentes, etc. A entrada no Brasil das e-bikes(electric bikes) chinesas é prova desse fenômeno.

Ganhei recentemente catálogos de scooters e bicicletas elétricas trazidos da 103ª edição, da Canton Fair, realizada na cidade de Guangzhou capital da Província de Guangdong, no sul da China em 15 a 20 de abril (primeira fase) e de 25 a 30 de abril (segunda fase). Modelitos quentinhos, recém saídos do forno! São inúmeros modelos, tipos, cilindradas, especificações e etc. Olhando atentamente e lendo alguma coisa a respeito fiquei me perguntando porque ainda não havia muito investimento nesse segmento por aqui (leia-se Brasil); e para minha surpresa, alguns dias atrás vi um empresário gaúcho apostando suas fichas nestas e-bikes.

Fiquei feliz por duas grandes razões: uma pessoa perspicaz (é gaúcho!) e com consciência ambiental, ecológica. Espero que ele tenha muito sucesso e esteja escrevendo parte da história que veremos daqui pra frente.
É sabido que com este “advento” teremos um aumento em progressão geométrica dos veículos de duas rodas nas ruas, então urge a retomada do assunto “educação no e para o trânsito”, é imprescindível que as pessoas (pedestres, motociclistas, motoristas) se conscientizem que TERÃO que encontrar harmonia e dividir espaço nas ruas e estacionamentos com esses MARAVILHOSOS VEÍCULOS DE DUAS RODAS...

Wednesday, May 07, 2008

HOMENAGEM A BENTO GONÇALVES!

O pórtico da entrada é em forma de “pipa” por sermos a capital do vinho e a Maria Fumaça, é um dos passeios prediletos dos visitantes!
Estas imagens são símbolos da minha cidade, Bento Gonçalves... quem já esteve pelo sul do país, mais precisamente na serra gaúcha, já os viu...

Atualmente, Bento Gonçalves figura com imagens de destaque em várias publicações por outra razão além da excelente qualidade do vinho, das maravilhosas “pastas” (festival gastronômico típico italiano), friozinho da serra e muito calor humano:

MOTOCICLISMO!

Sim, motociclismo... estamos com três pilotos se destacando muito em suas distintas categorias.

O Marciano Santin que vem nos presenteando há muito tempo com vitórias, títulos e muitos pódios na categoria de 250cc;

O Basílio Vivan, estreante na Copa Hornet, com a moto 99 já obtendo excelentes resultados;

E por fim, Robson Portaluppi, que além de fazer um excelente Campeonato Gaúcho, passa agora a integrar o time de Gilson Scudler para o Campeonato Brasileiro.

Parabéns a todos vocês, nossos pilotos e suas maravilhosas máquinas, e muito sucesso...






Marciano Santin

Robson Portaluppi

Basílio Vivan

Kamikases Racing, de Basílio Vivan

Monday, April 14, 2008

Novo Banner...




Julie M. de cara nova....
Pois é... a Phoenix se foi, mas resolvi mudar meu banner em homenagem a ela. Então segue a imagem do amanhecer de Bento Gonçalves, e nós duas, Phoenix e eu!

Uma imagem que tenho saudades.
Mas quissá logo, logo surja a sua sucessora...

Monday, April 07, 2008

Mulheres e mulheressssssss....






Estava aqui pensando com meus botões qual seria o assunto desta coluna...
Não, não serão bichinhos... estes foram clicados (assim como as demais fotos que ilustram essa matéria) pela Lígia Fascioni, motociclista maravilhosa que conheci há pouco tempo, e em poucas linhas...
Sim, pois apenas falamos por e-mail!!! E este será o assunto: Mulheres e motos...


Antes, um desabafo: o desgastado e ainda não ajustado assunto dos selos, DPVAT e cia. me cansaram. Não temos eco (nós motociclistas) e esses mandos e desmandos acontecem ao som das trombetas do além, por que ainda não há lógica que justifique, explique e dê razão a esta celeuma toda!
Vi a coluna de um jornalista de motociclismo ainda sobre estes tópicos (numa revista de março), e pareceu-me estar lendo minha ultima matéria a respeito.
Nada mudou...as coisas seguem sendo empurradas com a barriga! Nada efetivo e pior, nada que nos respeite.

Lanço (pois não canso de falar nas nossas rodas de amigos) uma semente para reflexão, e ela se dirige aos não motociclistas: se o objetivo é SEGURANÇA do motorista, do pedestre, do ciclista e do motociclista, invistam na educação PARA o trânsito.
Estamos todos desgastados com estes valores abusivos e regras ridículas disfarçadas de impostos, taxas, que “visam o bem comum” mas que desaparecem em cartões corporativos, viagens e outras “coisitas” mais que tem virado rotina nas cúpulas governistas. E não esqueçam: estamos em ano eleitoral, lembrem bem destas pendengas na hora de escolher seus candidatos.
Tenho um assunto mais gostoso de escrever e, obviamente, para vocês lerem! Sempre que vejo alguma coisa sobre mulheres e motos me emociono.

Há alguns dias encontrei a Lígia Fascioni, uma pessoa fantástica, com carreira brilhante, esposa apaixonada e... MOTOCICLISTA de viagens de longa duração (long run): Chile 2002/2003, Cordilheira dos Andes 2003/2004, Patagônia Argentina 2004/2005, Deserto do Atacama e Noroeste da Argentina 2005/2006, Uruguai 2006/2007 e Iquique 2007/2008.

Me apresentei e começamos conversar (by e-mail). A mulher é sensacional, tem muitas histórias para contar, além da carreira profissional é artista plástica. E dá um jeitinho pra tudo, para seu trabalho, seus passeios, sua arte e para o Haroldo, seu gato fofo!



Sem contar a alegria que verte das frases dela quando se refere ao mundo de duas rodas. O que mais me surpreendeu, foi o fato de ser uma pilota recente (2 anos)e já encarar longas distâncias. E os projetos não param por aí: Conrado, seu esposo, já está com mapas, planilhas, rabiscando o próximo itinerário. Eles formam uma dupla e tanto, fiquei muito feliz de tê-los encontrado. Ela conta também, que já estará de moto nova, mais potente, para poder acompanhar seu amor na próxima viagem, no mesmo pique! Esta é a outra incumbência de Conrado, providenciar a troca da motinho de Lígia!

Minha identificação foi muito grande em tudo. Temos, eu e meu namorado, planos para iniciarmos um long run tão logo ele possa dedicar um pouco tempo ao projeto. Estamos ansiosos acalentando esse tempo que haverá de chegar em breve.

Segundo Lígia: “Viajar de moto é uma experiência diferente de todas as outras que tive - em uma palavra, eu diria que é libertador. Você se sente livre, mas ao mesmo tempo integrada completamente à paisagem.” Ela diz mais: “Ao realizar esses desafios, me sinto poderosa. Todo mundo deveria experimentar a sensação!”
E ainda: “Moto também tem outra peculiaridade — você não conversa com seu companheiro de viagem durante o trajeto. É um exercício pleno de meditação, do mergulho no cenário, da real noção da proporção.”

Muito bacana, mesmo. Isso eu chamo de coragem e determinação.
Fica aqui registrado meu carinho e admiração por você, Lígia!

Na seqüência, estive “offline” alguns dias mas tive acesso a outra informação, ainda não estabeleci contato, mas tão logo eu consiga escreverei mais. Trata-se de Viviane Beltrão de Curitiba, Paraná. Ela escreveu o seguinte:
“...Moto é diversão e não preconceito .....Onde está definido que mulher solteira, divorciada, viúva, enfim, seja o que for, mas que pilota moto e anda desacompanhada de um indivíduo do sexo masculino tem que ter, quase que necessariamente, um desvio sexual ou ser indigna em sua conduta? Por qual razão uma mulher feminina, de família e de respeito, acaba sendo taxada de algo pejorativo ao pegar sua moto e sair pilotando livremente?! Por que este ato tem de estar atrelado a outras intenções que não puramente ao gosto por pilotar sua moto?... Quais seriam as razões para uma mulher andar e viajar, mesmo que sozinha em sua moto, que não as mesmas de uma pessoa do sexo masculino?! Creio que não há distinção...”

Ou seja, estamos com muitas mulheres espalhadas por aí exercendo seu direito ao prazer de pilotar por PILOTAR, como qualquer outra atividade de lazer...

Vamos falar ainda muito mais sobre isso!
Super abraço a todos e principalmente, A TODAS AS MOTOCICLISTAS...








Friday, March 07, 2008

Dia da Mulher....


MULHER MOTOCICLISTA
MULHER PILOTO
MULHER CARONA
MULHER "ANJO DA GUARDA"
MULHER MÃE, ESPOSA, NAMORADA OU NOIVA
E SIMPLESMENTE MULHER...


Parabéns a todas as mulheres pelo dia 08, nosso dia para comemoração, uma vez que considero que os demais 364 dias também sejam nossos...

Queria expressar meu carinho de alguma forma a todas as caroneiras, pilotAs, admiradoras, ou simplesmente as "anjas da guarda" que ficam em casa esperando que seus amores, maridos, namorados, filhos, retornem sãos e salvos das brincadeiras que esse maravilhoso mundo sobre duas rodas proporciona.

Muitos homens ainda nos dão as costas e muito pouca credibilidade quando o assunto gira em torno das duas rodas, mas quanto mais eu ando por aí, mais eu sinto que é puro receio, pois eles sabem, que quando uma mulher se dispõe a fazer algo, ela sempre se supera... e vai ficar muito barbado às moscas...

Somos o sexo não mais tão frágil e muito mais participativo inclusive deste mundo, outrora tão somente masculino!

Ahhhhhh... preciso deixar muito claro: não sou feminista não, só adoro desafios, e pilotar é um deles! Adoro um gentleman, o meu amado namorado no caso, que é meu grande admirador, que me apoia,incentiva e protege, sempre!

Beijo a todas que lerem este texto e um puxão de orelhas aos "homens" que não concordarem!!!!

Monday, February 25, 2008

Seguindo com a polêmica resolução...




Bem...Essa polêmica resolução dos capacetes está dando o que falar!!!! Agora temos mais uma deliberação que posterga o inicio da fiscalização:“... Após a análise dos ministros, o presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva, por meio da Deliberação 62, alterou a data para o início da fiscalização dos adesivos refletivos e da certificação de Inmetro, que será iniciada em 01 de junho de 2008. Além da nova data, a Deliberação estabelece ainda que os adesivos refletivos e a certificação serão exigidos apenas para os capacetes fabricados a partir de 01 de agosto de 2007. Em relação à certificação do Inmetro será válido tanto o selo externo quanto à etiqueta interna. Para efeitos de fiscalização não será verificada a data de validade do capacete, pois segundo o Instituto não existe prazo de validade para esses equipamentos. A falta do selo do Inmetro ou dos adesivos refletivos será considerada infração grave, cuja penalidade é multa de R$ 127, 69, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização. As regras valem para os condutores e passageiros de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos...”. Vejam na íntegra através do link http://www.denatran.gov.br/ultimas/20080211.htm.

Tenho recebido muitos e-mails de todo o país de pessoas, motociclistas como eu, indignados com esses mandos e desmandos, sempre usando a bandeira da segurança. Esta miopia em torno da palavra segurança é assombrosa, infelizmente sempre com visão tendenciosa e estreita do assunto, tentando estigmatizar o motociclismo como alguma transgressão.

A primeira vista um carro pode parecer mais seguro, além das inúmeras outras vantagens (mais passageiros, carga, condutor fora da chuva e frio), porém nas grandes cidades vê-se um grande número de pessoas conduzindo carros sozinhos, gerando maiores congestionamentos, poluição, entre outros. As motocicletas nesse caso reduziriam tudo isso, seriam uma prática solução para estes malefícios. Como sempre, existem os dois lados da moeda!

Mas daí, a rotular as motos como perigosas e seus condutores como pessoas do mal o caminho é muito grande. Um carro pode ser tão ou mais perigoso, tudo depende de quem está na direção, sem contar que são, sem dúvida, os maiores vilões no trânsito quando são mal conduzidos, pois ferem muito mais pessoas.

Esse meu discurso é para alertar que não interessa o meio de transporte, e sim a consciência, integridade e respeito do condutor. A fiscalização deveria vir após a educação e a boa formação de condutores sejam eles motociclistas ou motoristas de automóveis, caminhões e etc.
A fiscalização deveria coibir esse monte de habilitações “frias” que estamos vendo a todo instante na mídia, em todos os cantos do país. Porque não há fiscalização mais incisiva no condutor que já atingiu uma certa idade e tem seus reflexos e visão comprometidos, colocando os outros em risco por simplesmente NÃO ver o seu entorno???? Uma motocicleta, um ciclista ou um pedestre se tornam alvo ainda mais fácil nestas condições...


No item segurança, comentei sobre nossos ônibus e metrôs na última coluna. Existe algum estudo, alguma medida para melhorar a qualidade deste meio de transporte que a grande maioria das pessoas utilizam? Torná-los mais seguros e mais humanos? Quantas pessoas utilizam meios próprios e quantas pessoas utilizam transporte coletivo?
Porque o foco exacerbado no motociclista? Sempre existiram assaltos, roubos, seqüestros e desastres com automóveis, mas nunca foram tomadas medidas como colocar nome, CPF, RG do condutor no pára-brisa dos mesmos. Ou proibição para trafegar em vias A ou B, ou ainda, limitação do número de ocupantes (respeitando a capacidade do veículo). Haja vista o número de ocupantes em transportes coletivos... sempre duplicado ou triplicado e nunca fiscalizado. Cinto de segurança nesse caso específico não é necessário? Numa colisão, ninguém se move???

Porque o aumento abusivo do DPVAT (222,12% em dois anos)? A justificativa foi o aumento de acidentes envolvendo motociclistas, no entanto esqueceram de dizer que houve um aumento de motocicletas e consequentemente uma superarrecadação de impostos também... Segundo a ABRACICLO, através de dados do DENATRAN os acidentes envolvendo motos não aumentaram na proporção do aumento do imposto, pelo contrário, além de termos um aumento de meio milhão na frota de motocicletas em 2007.
Ah e sem contar os acidentados que NUNCA conseguiram ter acesso à importância de seu “seguro obrigatório” devido às dificuldades em obtê-lo, ou ainda, porque seu seguro já foi retirado por um alguém qualquer do outro lado do país!

Posso estar sendo egoísta, mas quem gosta de mim sou eu! Então, se quero preservar minha saúde e bem-estar, eu mesma deverei usar um bom capacete que efetivamente me proteja ou então, um cinto de segurança no automóvel. Não preciso de fiscalização e multa. Precisaria de educação caso eu não estivesse bem convencida de todas as vantagens de estar bem equipada na minha motocicleta ou com os equipamentos de segurança de meu automóvel em dia (e em uso)!

Bem... São questionamentos que me vêm em mente toda vez que o assunto é o Selo do INMETRO, acabo fazendo esses links todos e não consigo aquietar-me! Estou dividindo esta inquietação com vocês agora!



Julie M.
j.n.m@terra.com.br

Monday, February 11, 2008

Adeus a Phoenix....

Carnaval, muita alegria, mais de mil palhaços no salão... e por aí vai!

Se não fosse pela companhia de meu amorzão, meu carnaval teria sido a maior tristeza! Me despedi de minha inseparável Phoenix...

Fiz um "long run" (not so much) pra levar ela a um amigão... e lá deixei!
Na M1- Motorcycles de Joaçaba, uma mega store especializadíssima e conceituadíssima no meio-oeste catarinense. Ironicamente, mega store Suzuki!!!!!


E pasmem, eu uma apaixonada Honda, quase saí de SRAD 750 zerooooooooooooooooo......lindíssima, aliás... que vou mostrar pra vcs:



Então, como homenagem a minha princesa, vou lançar aqui as últimas fotinhos dela, poderiam ser mais, principalmente da viagem que foi bem gostosa, fresquinha na maior parte do trajeto, um pouquinho de spray (tinha caido uma mega chuva em parte do caminho) e um susto - uma super decolada naqueles amontoados de asfalto no meio da pista! rsrsrsrrs Mas de aterrissagem firme e segura!

Meu lovi ficou orgulhoso de mim, disse aos amigos que sou brava...e boa piloto, fiquei feliz pelo reconhecimento, é muito bom saber que quem amamos nos valoriza principalmente em atividades tão sui generis!

Bem, blablabla à parte, aqui vão as imagens....




Ano Novo, novas regras em ação/autuação...



Lembram da polêmica regulamentação dos capacetes, com selo holográfico do INMETRO e etc?? Pois é! Tantas vezes adiada, finalmente entrou em vigor e com cobrança pra valer. Vi na TV no dia dois de janeiro um policial falando a respeito disso, que já estavam autuando os motociclistas.

O policial fez questão de ressaltar que a legislação é para TODOS os motociclistas, e que não adianta dizer que tinha o selo e caiu, ou que o capacete foi pintado, ou qualquer outra coisa. Vai ter multa sim! E já estavam multando parelho, aproveitando para verificar os demais itens (placa, escape, viseira fume e espelhada, etc).

Minha indignação se deve ao fato que alguns “legisladores” inventam coisas por que alguns indivíduos utilizam as motocicletas para assaltos e nós motociclistas, em geral, devemos estar com esses detalhes mínimos em perfeita sintonia com a legislação, pois corremos o risco de sermos autuados. Sem contar o aumento do Seguro Obrigatório (DPVAT) das motos para 38,2% em 2008, passando de R$ 184,21 para R$ 254,27.

Já tivemos exemplos claros de lobbies dentro da legislação e normatização do trânsito. Quem não se lembra dos “incríveis” estojos de primeiros-socorros? E a tentativa de lobby para aprovar o uso de colete reflexivo nas motos que felizmente caiu no esquecimento (como o estojo de primeiros socorros). E a tentativa desesperada de uma empresa em aprovar a obrigatoriedade do colete air-bag para motociclistas? Ou o uso de nomes nos capacetes????A proibição de carona na moto???

Pois bem, e os automóveis????Já que foi proibido o uso de películas nas viseiras então o Contran também vai proibir o uso de películas escuras nos automóveis e de publicidade no vidro traseiro dos táxis? Não! Quantos assaltos são feitos com automóveis ou a pé????

Os automóveis podem ter características alteradas, rebaixados, películas, e cia. Quando Contran autorizou a instalação de películas de vidros traseiros ainda mais escuros nos automóveis (desde que tenha dois espelhos retrovisores externos), não pensou nas motocicletas, que convivem nas mesmas ruas e avenidas com os automóveis. Os motoristas terão ainda mais dificuldade para enxergar as motos, com imprevisíveis conseqüências.

Carro pode usar película escura, senão os importadores, fabricantes e instaladores de películas poderiam perder empregos! Portanto não é uma medida que visa a SEGURANÇA, já que os filmes escuros em carro vão na contra-mão de todas as regras de segurança viária. O motorista não vê o que se passa na frente dos outros carros porque o vidro é escuro ou tem uma publicidade estampada atrás, mas o motociclista não pode usar uma viseira escura, mesmo que seja importada e fotossensível (clara à noite e escura de dia).

Sendo assim, essa lei já demonstra que o preconceito está acima de todas as decisões que envolvem motos e motociclistas. Essa proibição da viseira escura é uma medida para permitir que os policiais vejam o rosto dos motoqueiros! Nós temos de mostrar nossos rostos, mas dentro dos carros com filme escuro circulam pessoas do bem e também traficantes, seqüestradores, mequetrefes, agiotas, lobistas...Como diferenciar?????? Será que vão inventar de colocar os nomes dos condutores nos pára-brisas dos carros????



O selo tem como objetivo impedir a venda daqueles pseudocapacetes “coquinho” que se espalharam pelo Brasil. Cria-se uma OBRIGAÇÃO (lei e multa) porque o Estado não é capaz de se impor na FISCALIZAÇÃO e na EDUCAÇÃO. Bastava interceder na VENDA desse tipo de capacete.

Os órgãos europeus e americanos testam e certificam também seus produtos, só que eles não se chamam INMETRO, têm nomes como DOT, CE, etc. Se circularmos com capacetes devidamente pagos, internados legalmente e aprovados por órgãos de normatização americanos ou europeus poderemos levar uma multa e até perder a carta!

E se cair o selo ou danificar, o Inmetro pode mandar um selo pelo correio pra substituir? E amigos, pasmem, procurava fotos de capacetes com selo para ilustrar esta matéria e ao digitar “capacete com selo” encontrei o próprio à venda na Internet em um site, livre, e por R$32,00... Ou seja, haverão muitos “selos do INMETRO” espalhados por aí e está criado mais um segmento no comércio! Eu tenho um capacete realmente homologado, e melhor que isso, comprovadamente seguro. Mas isso é uma outra história, é consciência, sei MUITO BEM a importância de ter minha cabeça protegida.



Ontem visitei algumas lojas de equipamentos na minha cidade e fiquei abismada. Numa delas encontrei uma montanha de caixas de capacete logo na entrada e um movimento fora do comum... Alguns segmentos realmente vão ganhar com essa lei, pena que não será uma vitória da segurança entre nós, motociclistas, pois segurança vai muito além de um selo, deveria ser EDUCAÇÃO e CONSCIÊNCIA!



Falando nisso, se o objetivo fosse SEGURANÇA, o que vocês me dizem dos cuidados que os legisladores tem com a maior parcela da população brasileira, que move a maioria de nossos serviços, a mão-de-obra deste país, que anda em ônibus e metrôs superlotados, SEM cinto de segurança, sem condições de trafegabilidade???? Falaremos mais oportunamente! Aceito sugestões!!!!

Legislação dos Capacetes:

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) reviu a penalidade prevista para o motociclista e o garupa que estiverem sem o selo do Inmetro e os adesivos refletivos. Pela Resolução 203, que depois de adiada duas vezes, entrou em vigor em 1º de janeiro, a infração, assim como estar sem capacete, era considerada gravíssima, com multa de R$ 191, 54, sete pontos, possibilidade de suspensão do direito de dirigir e recolhimento da carteira. Depois de inúmeras reivindicações de motociclistas, o Contran estabeleceu, por meio da Resolução 257, publicada recentemente, uma diferenciação entre as infrações: ausência de capacete continua sendo gravíssima, porém, a falta do selo ou dos adesivos passa a ser grave, sujeita à multa de R$ 127, 69, cinco pontos e retenção do veículo até a regularização.

Ficam os pontos de ?????????? Para vocês!!!!!!

Super abraço,

Julie M